A Revolução Industrial trouxe uma grande evolução tecnológica, além de facilitar para a sociedade (Desenvolva mais, pois tem de ser mais específica a ideia de "facilitar"). Entretanto, muitas dessas inovações podem apresentar perigos, como é o caso da internet e a filtragem de informação por algoritmos. Dessa forma, é válido analisar como a influência do sistema capitalista e a insuficiência de leis contribuem para a problemática em questão.
Em primeiro lugar, nota-se que o capitalismo é o principal responsável pela coleta de informações. Segundo o IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 85% dos jovens utilizam a internet, o que gera um grande número de tráfego (Reestruture essa ideia). Visando o lucro, as redes sociais, aplicativos e sistemas de busca recolhem dados para fins comerciais. Um exemplo é o Instagram, rede social que apresenta anúncios de acordo com o histórico de busca. Como consequência, as informações acessadas são manipuladas, o que coloca em risco a segurança do usuário. (Discursões pertinentes, no entanto precisam ser mais delimitadas e mais desenvolvidas)
Nota-se, ainda, que a insuficiência de leis no universo digital também é responsável pelos abusos. Prova disso é que a internet é popularmente conhecida como “terra sem lei”. Consequentemente, a falta de punição permite que dados sejam recolhidos sem consentimento e as escolhas dos usuários sejam manipuladas. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, são necessárias medidas para aumentar a segurança na internet. Dessa forma, aplicativos, redes sociais e outros sites devem pedir autorização do usuário para coletar informações. Além disso, o Poder Legislativo deve criar leis que limitem a manipulação da informação a qual o usuário é exposto, para assim, (Sem vírgula) protegê-lo de possíveis abusos. Desse modo, a internet se tornará um local mais seguro. (Proposta de intervenção pouco explorada)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto os argumentos precisam ser mais delimitados e mais explorados no texto de modo a garantir a progressão de sentido e a evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |