"Geração Z" é um termo sociólogo para intitular as pessoas que nasceram nos anos de 1988 a 2010. Tal expressão está ligada com o avanço da tecnologia na modernidade. Contudo, apesar dos grandes benefícios que o mundo tecnológico propiciou, a internet trouxe problemáticas como a manipulação do comportamento de seus usuários, necessitando, então, de ações para resolver o impasse.
Inicialmente, cabe ressaltar o fato de que muitos indivíduos carregam uma falsa ideia de liberdade. Nesse sentido, eles acham que possuem total controle de suas escolhas ao navegarem na internet. Tal percepção está totalmente errada, visto que nos grandes sistemas de computação ocorre uma filtragem dos dados do aparelho que, em seguida, é personalizada de acordo com as preferências de cada pessoa. (Observe a falta de progressão de sentido. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o que foi apresentado no parágrafo de introdução)
Além disso, é notório que o conforto que a internet trouxe fez com que as pessoas não se sintam mais na obrigação de verificar o conteúdo que elas acessam. Nessa perspectiva, é ainda mais provável que ocorra uma certa alienação que afetará o pensamento e, consequentemente, o comportamento de seus usuários. Logo, enquanto a sociedade não reconhecer que o meio tecnológico possui desafios, a globalização será obrigada a viver com um grande problema: a manipulação. (Discussão superficial)
Urge, portanto, que o Governo Federal crie políticas públicas para revisar os sistemas de computador e de celular (Vírgula) a fim de que esses sejam incapazes de alterar, de alguma forma, o comportamento de seus usuários. Ademais, cabe às escolas criarem palestras sobre o tema "Os limites da internet na construção da sociedade" (Vírgula) mostrando e alertando a manipulação que pode ocorrer no âmbito das redes. Com essas medidas, a tecnologia continuará em alta na contemporaneidade, porém, agora, sem os problemas referentes à manipulação. (Proposta superficial. Reformule)
Comentários do corretor
As discussõessão pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Não deixede exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |