Topo
pesquisar

Banco de Redações [redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 03/12/2018 17:19

PUBLICIDADE

No Brasil colonial, para os colonos enviarem cartas ao rei de Portugal, (Sem vírgula) deviam mandá-las por navios que demoravam até sete meses para chegar, tornando assim, muitas vezes, a informação inválida. Hoje, porém, tem-se a internet que apesar da facilidade de comunicação, manipula os indivíduos e traz - em alguns casos - problemas psicológicos. (Abordagem histórica interessante. No entanto, as discussões pode ser mais exploradas no parágrafo de introdução)

É fato que a maior parte da população permanece conectada o tempo todo. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que apenas 35,3 % das pessoas não utilizam as redes sociais. Dessa forma, mais gente é alcançada e manipulada pela internet (Essa discussão apresentada está muito superficial. Reestruture). Constantemente, propagandas de interesses pessoais ficam expostas no Facebook, Instragram, não por mera coincidência, mas sim por uma coleta de dados de todos os sites acessados pelo indivíduo (Reformule a ideia)(Discussões pertinentes, mas devem ser reestruturadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Além disso, muitos, principalmente jovens, são afetados psicologicamente (Seja mais detalhista) por essas manipulações (Essa discussão tem de ser mais explorada no texto). O empirismo diz que o homem é o produto do meio em que vive, sendo assim ao verem imagens com esterótipos - como padrão de beleza - sentindo-se inferiores, acarretando doenças, por exemplo (Vírgula) a depressão (Reestruture a ideia desse período). Isso faz com que as pessoas queiram ser como aquelas informações que estão obtendo, gerando consumo excessivo de produtos indesejados. (Reformule as discussões)

Logo, pais, que são responsáveis pelo educação de seus filhos, e as escolas devem ensinar como fazer bom uso das redes sociais através de conversas, para melhor proveito da internet. Cabe ainda aos controladores dos grandes sites limitarem as filtragens de dados, para mais liberdade de acesso da população. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar lacunas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola