No Brasil colonial, para os colonos enviarem cartas ao rei de Portugal, (Sem vírgula) deviam mandá-las por navios que demoravam até sete meses para chegar, tornando assim, muitas vezes, a informação inválida. Hoje, porém, tem-se a internet que apesar da facilidade de comunicação, manipula os indivíduos e traz - em alguns casos - problemas psicológicos. (Abordagem histórica interessante. No entanto, as discussões pode ser mais exploradas no parágrafo de introdução)
É fato que a maior parte da população permanece conectada o tempo todo. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que apenas 35,3 % das pessoas não utilizam as redes sociais. Dessa forma, mais gente é alcançada e manipulada pela internet (Essa discussão apresentada está muito superficial. Reestruture). Constantemente, propagandas de interesses pessoais ficam expostas no Facebook, Instragram, não por mera coincidência, mas sim por uma coleta de dados de todos os sites acessados pelo indivíduo (Reformule a ideia). (Discussões pertinentes, mas devem ser reestruturadas)
Além disso, muitos, principalmente jovens, são afetados psicologicamente (Seja mais detalhista) por essas manipulações (Essa discussão tem de ser mais explorada no texto). O empirismo diz que o homem é o produto do meio em que vive, sendo assim ao verem imagens com esterótipos - como padrão de beleza - sentindo-se inferiores, acarretando doenças, por exemplo (Vírgula) a depressão (Reestruture a ideia desse período). Isso faz com que as pessoas queiram ser como aquelas informações que estão obtendo, gerando consumo excessivo de produtos indesejados. (Reformule as discussões)
Logo, pais, que são responsáveis pelo educação de seus filhos, e as escolas devem ensinar como fazer bom uso das redes sociais através de conversas, para melhor proveito da internet. Cabe ainda aos controladores dos grandes sites limitarem as filtragens de dados, para mais liberdade de acesso da população. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar lacunas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |