Sociedade e população indígena - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 29/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao se pensar a respeito dos desafios dos povos indígenas no Brasil, é possível afirmar que ainda existem muitas barreiras a serem superadas. Isso aponta para a necessidade de um trabalho maior feito pelo estado em prol da proteção e igualdade desses povos. (Explore mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

Um dos desafios bem recorrentes que vêm sendo noticiado, até mesmo em jornais, se relaciona à dificuldade em manter a população indígena em suas terras devido a pressões feitas por fazendeiros, posseiros que não aceitam essa condição e se acham possuidores das terras indígenas daquele local. Mesmo sendo resguardado o direito na Constituição Federal de 1988, os índios ainda sofrem injustiças. (Reestruture e explore mais essa ideia)

Além disso, outro desafio muito comum é que geralmente essa população vive em locais de difícil acesso em que muitas vezes não recebem atendimento médico, as crianças não estudam no ensino regular, os adultos não trabalham por essa dificuldade. A tecnologia não se faz tão presente nessas comunidades. A falta de conhecimento e a inocência causadas por negligências do estado em não prestar a assistência que necessitam faz com que apresentem ainda um retrocesso muito grande em relação à população que vive em cidades. (Reveja as discussões apresentadas. Reformule)

Ademais, o Estado vem tentando essa igualdade para que esses povos tenham os mesmos direitos, mas é necessário um incentivo e atenção maior. Muitas vezes o Estado se faz omisso e isso prejudica o desenvolvimento dessa população. Programas específicos e contínuos são necessários até que se consiga chegar a essa isonomia. Leis mais rígidas para proteção dessa população e uma fiscalização contínua nas terras desses indivíduos também podem ser positivos. (Discussões superficiais. Explore mais as ideias apresentadas)

Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, (Sem vírgula) em virtude de existir essa insegurança em relação às terras, às dificuldades de locomoção e a omissão do Estado em alguns aspectos. Ações afirmativas feitas pelo governo são de grande importância para a proteção, igualdade desses povos indígenas para que consigam superar esses desafios de forma mais justa. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto. Além disso, reestruture e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200