Aonde estão nossos Índios? - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 18/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há exatos 518 anos, os Portugueses chegaram as terras brasileiras, logo após, surgiu a Carta de Pero Vaz de Caminha, o primeiro documento brasileiro que contava as primeiras impressões dos europeus da terra que viria a ser chamada de Brasil. Depois da implantação do sistema colonial, os indígenas sofreram as consequências, foram catequizados, transformados em escravos agrícolas, perderam suas terras e privaram sua cultura. Resultando em desafios reais com fortes raízes históricas em que os quais sofrem atualmente.

Porém, os nativos são extremamente importantes para a formação da cultura brasileira, como costumes, língua e mistura étnica. A Constituição de 1988 reconhece os povos originários e seus direitos, como a garantia de suas terras, que, (Sem vírgula) hoje são tomadas de forma bárbara, visto que, para a Bancada Ruralista, estes lugares representam um obstáculo para o avanço do agronegócio. Além do forte preconceito social sobre sua cultura, eles sofrem problemas concretos, tais como a exploração do trabalho, inclusive infantil, êxodo desordenado, uso de drogas, aliciamento e mendicância, e degradações territoriais e ambientais. (Mantenha a progressão de sentido)

Segundo o cantor de Reggae Edson Gomes (Vírgula) na canção "Devolução": "Cadê nossos índios, cadê nossos índios, nossos índios estão morrendo, desaparecendo, sendo exterminados, pela ganância". Faz uma forte crítica sobre as demarcações de terras dos nativos. O escritor e poeta Mário de Andrade, no Livro "Macunaíma, o herói sem nenhum caráter" (Vírgula) faz um retrato de como a sociedade brasileira enxerga e interpreta o índio através desta incrível obra literária. Dessa forma, conforme o filósofo e físico Einstein: "Sem cultura moral, não haverá nenhuma saída para os homens", ressalta ainda mais essa tese abordada. (Reestruture as discussões. Explore mais as ideias)

Em suma, os brasileiros ainda têm uma relação complexa com os nativos,(Ponto final) A Fundação Nacional do Índio (FUNAI)(Sem vírgula) tem o dever de proteger e promover os direitos desses grupos, uma vez que, (Sem vírgula) a Bancada Ruralista já tirou dois presidentes da FUNAI, um dado preocupante. A FUNAI, junto com o Ministério público, devem agilizar a demarcação de terras para esses povos, direito garantido na Constituição, tratando com extrema prioridade, (Sem vírgula) para que possam vivenciar sua cultura e seus costumes de forma livre e libertadora. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto têm de ser reestruturadas e mais exploradas, de modo a evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200