Guardiões da Natureza - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diz a história brasileira (Vírgula) atestada e documentada no arquivo nacional, que no dia 22 abril (Vírgula) de 1500 (Vírgula) Pedro Álvares Cabral e sua frota invadiram o Brasil (Reestruture essa ideia). Chegando cá, só encontraram os índios! Os verdadeiros donos das terras  (Evite esse tipo de construção. Reestruture). Logo, não seria melhor perguntar para eles o que eles querem? Como desejam seguir seu destino? Por que que no Brasil todo direito é negado? Por que só existe no papel? Direito não é direito? Então, por que o povo brasileiro tem que mendigar o seu direito? Por que, (Sem vírgula) que professores tenham que fazer greve para receber aumento salarial? (Evite esse tipo de construção. Reestruture as discussões e apresente a tese)

Não é bom para o país, que quinhentos e dezoito anos depois do descobrimento do Brasil, o povo indígena ainda sejam ignorados, desrespeitados e negligenciados por quem por dever deveriam proteger (Reestruture essa ideia). O homem branco invade terras indígenas para promover desmatamentos, garimpos e degradação do meio ambiente. E às vezes ainda exterminam tribos inteiras em nome do progresso, da ganância e da covardia. (Discussão limitada. Reformule)

Aonde Onde há índios, há florestas, rios, peixes, e um meio ambiente preservado e fértil. Eles são necessários a natureza. Os índios devem nos (Evite ideia de primeira pessoa) ensinar seus conhecimentos e jamais ser obrigados a aprender o nosso (Reestruture essa ideia). Eles têm um modelo de sociedade perfeita. Vivem com o que precisam e nunca com o que dá mais dinheiro. São os verdadeiros guardiões da natureza. Nunca trazem problema nem confusão para a sociedade dita civilizada. E têm o direito de viver em paz e felizes. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore mais as discussões)

O governo e a nação brasileira devem proteger os guardiões das florestas. Transformando as terras indígenas em terras sagradas e tombadas para o patrimônio histórico e cultural. Deve ter um órgão de vigilância 24 horas por dia para proteger cada palmo de solo indígena. O Brasil é muito grande e tem muita terra para ser explorada, não precisa degradar o ambiente dos índios . Respeito é tudo o que eles precisam para viver, amar, cuidar e morrer na terra. Ser índio não é uma escolha, é ser escolhido por Deus para cuidar da natureza. (Apresente a proposta de intervenção. Reformule as discussões)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto estão superficiais. Explore mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200