Não é de hoje que os povos indígenas passam por dificuldades e obstáculos para ter sua cultura preservada, (Ponto final) Desde que os portugueses chegaram ao Brasil para colonizar, os índios sofrem discriminação e repressão por parte dos estrangeiros e até hoje, infelizmente isso é recorrente (Problemas na construção de sentido). Para proteger e promover o direito desses nativos indígenas do Brasil, existe a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que até hoje continua atuando a favor dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). (Reformule as discussões e apresente a tese)
Apesar desse orgão que luta em prol de seus direitos, é indiscutível o quanto essa etnia ainda tem sua historicidade e cultura ameaçada, pois cada vez mais suas áreas vêm sendo desmatadas, e os locais onde habitam vêm sendo invadidos para construção de indústria por pessoas e empresas que parecem não se importar com a sua própria origem e importância que esses indígenas têm para a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade. (Discussões superficiais. Reformule)
Sem dúvida nenhuma, (Sem vírgula) é imprescindível que os índios precisam ter seus direitos mais valorizados e explanados, começando com a educação nas escolas, para que as crianças e adolescentes entendam o valor que esses povos têm para o nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, e é claro (Evite esse tipo de construção), esses direitos precisam ser mais transparecidos no Estado brasileiro. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto estão superficiais. Delimite e explore mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |