- Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 05/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os indígenas foram os primeiros povoadores do território brasileiro, ou seja, antes mesmo do “descobrimento” do Brasil já estavam por aqui (Reestruture essa ideia) . Os indígenas foram figuras muito importantes durante a construção histórica do país, sendo escolhidos como símbolo do Brasil, (Sem vírgula) durante à a época colonial. Porém com o passar do tempo essa população começou a sofrer devido a inúmeros desafios, (Sem vírgula) que influenciam no modo de vida dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), como o desmatamento das áreas indígenas e a falta de educação escolar de qualidade. (Reestruture as discussões desse parágrafo) 

Sendo assim, é necessário olhar com cuidado e preocupação para o desmatamento das áreas indígenas. (Vírgula) pois essas áreas são por lei dos índios e tem como objetivo, (Sem vírgula) cultivar a cultura indígena brasileira, além de preservar o espaço vital deles. Mas mesmo com leis que protejam essas áreas, muitos casos de desmatamento podem ser vistos, e tem como principal causa a exploração para extração de madeira de forma ilegal. Essas explorações causam como consequência o desmatamento das florestas, deslocamento dos índios e a poluição ambiental. (Discussões pertinentes, porém precisam ser reestruturadas)

Ademais, a precarização na educação desses povos é outro problema que deve ser avaliado (Reveja essa discussão). Segundo Nelson Mandela, (Dois pontos) “A educação é a melhor arma para mudar o mundo.”, ou seja, a educação dos indígenas é muito importante, pois uma vez adquirida, tem o poder de causar transformações na vida das pessoas através do conhecimento. Essa falta de educação, (Sem vírgula) faz com que os índios acabem se calando por meio de ameaças de madeireiros, por exemplo, devido a falta do conhecimento das leis que a leitura pode oferecer (Reveja essa informação)(Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Visto isso, é necessário que medidas para mudar essas situações sejam tomadas. Primeiramente (Vírgula) o Governo Federal (Vírgula) por meio do Ministério do Meio Ambiente, deve efetuar fiscalizações de forma mais rígida, (Sem vírgula) através de ações de investigações e explorações dessas áreas, para evitar que casos de desmatamento continuem ocorrendo. Outrossim, o Ministério de Educação (MEC)(Sem vírgula) precisa investir na educação desses povos, (Sem vírgula) por meio de construções de escolas bem estruturadas e na qualificação de professores especializados, com o intuito de levar educação de qualidade aos indígenas. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Algumas das discussões apresentadas precisam ser reestruturadas, de modo a evitar equívocos e a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200