- Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 02/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A atual Constituição Federal, sancionada em 1988, assegura direitos de cidadania aos nativos como competências do governo brasileiro. Em oposição a tal preceito, a população indígena ainda luta diante dos desafios decorrentes da negligência nacional. Nesse contexto, depreende-se que a expansão de atividades empresariais aliada a visão etnocêntrica da sociedade são os principais rastilhos que a nação indígena enfrenta. (Boa introdução)

Em primeira instância, cabe pontuar que comunidades indígenas, desde o período colonial, no século XVI, sofrem com as invasões de suas terras pelas obras de desenvolvimento do país. Isso ficou evidente durante o governo militar de Médici, no qual realizaram-se construções de estradas como a Transamazônica, usinas hidrelétricas e um intenso desmatamento para atividades agropecuárias, afetando, portanto, o espaço de moradia dos povos indígenas, acarretando no seu deslocamento para outras áreas. Dessa forma, percebe-se o impacto dos interesses capitalistas em detrimento dos direitos sociais dos ameríndios, uma vez que tira deles o direito de permanecer em seu lugar de origem. (Explore mais as consequências)

Ademais, vale frisar que os nativos são vítimas de uma visão deturpada de seus valores (Explore essa discussão)(Sem vírgula) construída pelos europeus que, historicamente, foram os primeiros a ter contato. Essa percepção errônea e naturalizada é refletida em obras literárias indianistas como a do escritor José de Alencar, Iracema, a qual transforma o índio numa figura selvagem, ingênua e passiva diante das atitudes exploratórias do europeu. Sendo assim, é preciso desconstruir os estereótipos firmados e se atentar às verdadeiras origens e necessidades desse povo, com o fito de preservar essa cultura que compõe a identidade nacional. (Discussões pertinentes, mas precisam ser reestruturadas e mais exploradas)

Dado o exposto, faz-se necessário uma mobilização de agentes como fundações e instituições para combater as problemáticas supracitadas. Para isso, a FUNAI- Fundação Nacional Indígena- deve intensificar suas operações sobre a proteção e garantia dos direitos indígenas acerca de suas terras demarcadas, denunciando empresas que ferirem esses direitos preestabelecidos e, assegurando aos indígenas, a posse de suas terras. Outrossim, as instituições escolares, por meio de seus docentes, devem propor inovações didáticas – reservar uma semana do ano, ao invés de somente um dia da data comemorativa-, para abordar temáticas desse povo, elucidando sua importância na construção da identidade do país para que cidadãos, desde a sua tenra idade, aprendam sobre o respeito e preservação da diversidade étnica. Feito isso, o Brasil estará cumprindo com os preceitos da atual Constituição cidadã. 
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200