A informação representa um fator fundamental para o conhecimento. Em um mundo contemporâneo (Vírgula) no qual há uma ascensão de novos veículos de comunicação, como por exemplo ás as redes sociais, notícias se propagam com muita velocidade, entretanto nem sempre há confiabilidade diante a fonte, favorecendo divulgação de fake news (Desenvolva a ideia do que seria as fake news). Sendo assim, é imprescindível que a sociedade brasileira adquira um consumo crítico diante de tal cenário jornalístico.
É indubitável que informações têm o poder de persuadir o leitor, (Ponto final) Émile Durkheim defendia a tese na qual alegava (Reformule) a maneira coletiva de agir e pensar, associando isto a persuasão e a velocidade em que notícias se propagam, podemos (Evite primeira pessoa) entender posicionamentos movidos a senso comum. Nesse sentido, o impacto que as fake news acarretariam em um ano de eleição, por exemplo, é decisivo (Explore essa discussão no texto). (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) são manipuladas em prol de um objetivo, (Ponto final) É necessário que o leitor garanta a contundência das fontes. (Abordagem superficial do tema)
Contudo, nota-se (Vírgula) observando a sociedade brasileira (Vírgula) um comportamento no qual não há uma análise critica diante informações (Abordagem superficial). Isto é refletido nos indivíduos que governam o país e são reeleitos mesmo envolvidos em casos de corrupção, por exemplo. O senso comum redige ações e pensamentos (Vírgula) e por este fator empírico, (Sem vírgula) notícias falsas são constantemente propagadas. (Discussões limitadas)
Portanto, torna-se imprescindível que os cidadãos brasileiros assegurem-se de suas fontes e obtenham maior senso crítico diante notícias, (Ponto final) Para isso é necessário investir no âmbito da educação (Vírgula) garantindo e formando jovens que dificilmente serão manipulados por uma mídia sem ética. Ademais, cabe ao governo punir aqueles que disseminam fake news. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Além disso, apresente fatos que possam ser mais explorados no texto de acordo com o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |