Desastre Iminente - Banco de redações


Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 27/06/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na década de 1910, Oswaldo Cruz impôs uma campanha de vacinação no Brasil para combater a varíola. Devido a desinformação da população sobre os motivos da necessidade de serem vacinadas, ocasionou-se uma revolta na cidade do Rio de Janeiro. Na contemporaneidade, principalmente no Brasil, evidencia-se que o impasse persiste, ocasionando instabilidade e apreensão na sociedade, o que se deve a fatores de poder de divulgação da era da informação e a falta de educação digital da sociedade brasileira. (Reformule as discussões apresentadas. Como o fato histórico mencionado se relaciona com as fake news? Reflita e desenvolva)

Deve-se pontuar, de início, que o livre poder de compartilhamentos está entre as causas da problemática. O acesso à informação é assegurado a todos perante a Constituição de 1988. No entanto, sabe-se que há difusão exacerbada de conteúdo, inclusa nesse contexto as falsas. Além disso, se acentua o papel elementar das redes sociais como meios de transportes para a proliferação, como exemplo, Facebook, Instagram, Whatsapp. (Abordagem superficial do tema)

Outrossim, a insuficiência educacional é fator determinante para a perdura do revés. Aproximadamente 60% do consumo de notícias na internet é feito por adultos, onde em que mais da metade não tem embasamento (Apresente a fonte do dado para sair da superficialidade). Devido a insipiência dos crescidos, torna-se simples a disseminação. Em períodos de eleições presidenciais, o país, comumente, é acometido por diversos casos de difamações ou inverdades entre todos os candidatos a cargos públicos. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões)

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário medidas para a atenuação do transtorno. Urge-se, dessarte, Governo a criação de medidas de punição para os propagadores, a fim de consequênciar as barbarias causadas (Problemas na construção de sentido. Reformule). De tal forma, possibilita-se a extinção da desconfiança do conteúdo online. (Proposta de intervenção superficial)
 

Comentários do corretor


"Desastre iminente". Desenvolva mais, reestruture algumas discussões e apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200