Na década de 1910, Oswaldo Cruz impôs uma campanha de vacinação no Brasil para combater a varíola. Devido a desinformação da população sobre os motivos da necessidade de serem vacinadas, ocasionou-se uma revolta na cidade do Rio de Janeiro. Na contemporaneidade, principalmente no Brasil, evidencia-se que o impasse persiste, ocasionando instabilidade e apreensão na sociedade, o que se deve a fatores de poder de divulgação da era da informação e a falta de educação digital da sociedade brasileira. (Reformule as discussões apresentadas. Como o fato histórico mencionado se relaciona com as fake news? Reflita e desenvolva)
Deve-se pontuar, de início, que o livre poder de compartilhamentos está entre as causas da problemática. O acesso à informação é assegurado a todos perante a Constituição de 1988. No entanto, sabe-se que há difusão exacerbada de conteúdo, inclusa nesse contexto as falsas. Além disso, se acentua o papel elementar das redes sociais como meios de transportes para a proliferação, como exemplo, Facebook, Instagram, Whatsapp. (Abordagem superficial do tema)
Outrossim, a insuficiência educacional é fator determinante para a perdura do revés. Aproximadamente 60% do consumo de notícias na internet é feito por adultos, onde em que mais da metade não tem embasamento (Apresente a fonte do dado para sair da superficialidade). Devido a insipiência dos crescidos, torna-se simples a disseminação. Em períodos de eleições presidenciais, o país, comumente, é acometido por diversos casos de difamações ou inverdades entre todos os candidatos a cargos públicos. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões)
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário medidas para a atenuação do transtorno. Urge-se, dessarte, Governo a criação de medidas de punição para os propagadores, a fim de consequênciar as barbarias causadas (Problemas na construção de sentido. Reformule). De tal forma, possibilita-se a extinção da desconfiança do conteúdo online. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
"Desastre iminente". Desenvolva mais, reestruture algumas discussões e apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |