Atualmente, as informações do mundo no dia-a-dia (dia a dia) chegam com extrema facilidade para as pessoas devido aos vários recursos para se manter informado, como a televisão, rádio e internet. Entretanto, muitas das notícias que são expostas para o público não são de total confiança. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Através dessas fontes de informações, (Sem vírgula) surgiu a famosa (Evite esse tipo de construção) "fake news" , ou seja, notícias que são mostradas para as pessoas, mas na verdade não passa de uma tremenda mentira (Reformule essa ideia). Em ano de eleições eleitorais (Redundância) acontece com bastante frequência propagandas enganosas que visam atrair o telespectador ou ouvinte. Notícias de como é o concorrente a presidência da república são algumas das informações falsas que são divulgadas. (Desenvolvimento superficial do tema. Reformule)
Por isso, é necessário criar uma lei que ajude a combater essas famosas fake news. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto com as principais ideias que serão desenvolvidas ao longo do texto, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |