Na era em que vivemos (Evite primeira pessoa) o número cada vez maior de informações que temos (Evite primeira pessoa) acesso, não deixa dúvidas de que a tecnologia trouxe vários benefícios para o nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano, porém, a qualidade duvidosa de algumas dessas informações, (Sem vírgula) gera vários transtornos. Isso (Vírgula) porque, a quantidade de notícias falsas espalhadas, as chamadas fake news, que objetivam muitas vezes prejudicar e enganar pessoas (Vírgula) tornam-se frequentes no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) dia a dia.
Em um ano de eleições presidenciais, como é no Brasil no ano de 2018, é preciso ter muita cautela ao receber e repassar tais informações falsas à diante. A busca por eleitores, a competição e rivalidade entre candidatos (Vírgula) e principalmente seus apoiadores, podem causar grandes prejuízos, (Sem vírgula) e manchar a "festa da democracia". (Desenvolvimento superficial)
Nas eleições de 2016 (Vírgula) nos Estados Unidos, vários veículos de mídia credenciaram a vitória de Donald Trump às chamadas fake news. O caos ocorrido em uma eleição muito disputada foi bastante questionado e gerando um grande desconforto no país, pois alguns, (Sem vírgula) até acreditavam que as notícias falsas e os boatos, (Sem vírgula) levariam a queda da maior potência econômica mundial. (Reestruture as discussões. Explore mais as ideias apresentadas)
Assim, é inquestionável e necessário o uso de tecnologias digitais e internet nos dia atuais, porém, a cautela no uso dessas mídias é indispensável, para que boatos não tenham tanto poder para causar tantos danos. É preciso a criação de leis específicas para a punição e responsabilização dos autores das fake news, com o pagamento de multas, esclarecimento ao público sobre as inverdades escritas. É inaceitável as palavras falsas e mentiras vencerem e destruírem o futuro (Evite esse tipo de construção) de uma nação. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
Apresente fatos que possam ser explorados de acordo com o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, elabore um projeto de texto para auxiliar na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |