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Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 24/06/2018

Status:

Corrigida
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Na era em que vivemos (Evite primeira pessoa) o número cada vez maior de informações que temos (Evite primeira pessoa) acesso, não deixa dúvidas de que a tecnologia trouxe vários benefícios para o nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano, porém, a qualidade duvidosa de algumas dessas informações, (Sem vírgula) gera vários transtornos. Isso (Vírgula) porque, a quantidade de notícias falsas espalhadas, as chamadas fake news, que objetivam muitas vezes prejudicar e enganar pessoas (Vírgula) tornam-se frequentes no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) dia a dia.

Em um ano de eleições presidenciais, como é no Brasil no ano de 2018, é preciso ter muita cautela ao receber e repassar tais informações falsas à diante. A busca por eleitores, a competição e rivalidade entre candidatos (Vírgula) e principalmente seus apoiadores, podem causar grandes prejuízos, (Sem vírgula) e manchar a "festa da democracia".  (Desenvolvimento superficial)

Nas eleições de 2016 (Vírgula) nos Estados Unidos, vários veículos de mídia credenciaram a vitória de Donald Trump às chamadas fake news. O caos ocorrido em uma eleição muito disputada foi bastante questionado e gerando um grande desconforto no país, pois alguns, (Sem vírgula) até acreditavam que as notícias falsas e os boatos, (Sem vírgula) levariam a queda da maior potência econômica mundial. (Reestruture as discussões. Explore mais as ideias apresentadas)

Assim, é inquestionável e necessário o uso de tecnologias digitais e internet nos dia atuais, porém, a cautela no uso dessas mídias é indispensável, para que boatos não tenham tanto poder para causar tantos danos. É preciso a criação de leis específicas para a punição e responsabilização dos autores das fake news, com o pagamento de multas, esclarecimento ao público sobre as inverdades escritas. É inaceitável as palavras falsas e mentiras vencerem e destruírem o futuro (Evite esse tipo de construção) de uma nação. (Proposta de intervenção superficial)
 

Comentários do corretor


Apresente fatos que possam ser explorados de acordo com o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, elabore um projeto de texto para auxiliar na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200