No livro "A República", Platão, filósofo grego, faz uma crítica impetuosa aos Sofistas, uma vez que esses relativizavam à verdade, a fim de alcançarem seus objetivos. Infelizmente, as fakes news ou hoax, isto é, notícias falsas em inglês, ainda realizam tal prática atualmente. Essas ganham ainda mais poder no meios online e influenciam nas decisões políticas, por exemplo, as eleições presidenciais.
Em primeira análise, cabe pontuar que as fakes news ganham mais força no meio virtual. Isso (Vírgula) porque, este oferecem inúmeras ferramentas, a título de exemplo, editores de vídeos e imagens, os quais permitem a alteração de dados com extrema facilidade. Além disso, a internet dá enorme fluidez as informações e, por fim, permite que estas atinjam um enorme número de pessoas. Isso pode ser ratificado nas pesquisas desenvolvidas pela Universidade de São Paulo, em que mostra que mais de 12 milhões de pessoas já compartilharam alguma hoax em suas redes sociais. (Explore mais as discussões apresentadas)
Outrossim, as notícias falsas tendem a influenciar decisões políticas. Isso já que, (Sem vírgula) elas divulgam opiniões, fatos e acontecimentos inverídicos sobre determinada situação ou candidato, logo criam visões equivocadas sobre a realidade e, somado isso, poucas vezes o receptor tem o cuidado de conferir a fonte, enfim, acaba sendo controlado pelas mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) Reestruture. Tal situação é observada nas denúncias feitas pela BBC acerca dos sites, blogs e redes sociais, os quais noticiaram fakes news sobre José Serra, candidato à presidência em 2014, e diminuíram sua popularidade frente ao povo.
É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para evitar essa situação. Dessa forma, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com ongs ONGs, por meio de palestras e oficinas (Vírgula) deve desenvolver mais profundamente o senso crítico da população, a fim de permitir que esses reconheçam hoax e não sejam influenciados pelas mesmas. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
"Fake news: as notícias...". As discussões são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam ser mais exploradas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |