Desde os primórdios (Evite expressões clichês), (Sem vírgula) o homem utiliza a manipulação como forma de obtenção de poder sobre a massa populacional. Atualmente, as fake news, termo em inglês usado para se referir às notícias falsas, se tornaram uma arma poderosa capaz de favorecer ou prejudicar determinado alvo.
Nesse contexto, o povo tem acesso diário à informações massivas, levando-o a acreditar que está bem informado e inserido no cenário político atual quando, na verdade, sua mentalidade e opinião estão sendo manipuladas de forma que beneficie o eu ? emissor. (Desenvolvimento limitado)
Ademais, as informações e pesquisas divulgadas em época de corrida eleitoral são arquitetadas de modo a convencer o cidadão a acreditar e defender determinada ideia. Os veículos midiáticos, por exemplo, conseguem destruir a imagem de um partido político (Como essa discussão se relaciona com as fake news? Reflita e desenvolva) e, ao mesmo tempo, favorecer um partido do qual está aliado, através da distorção de fatos e verdades inventadas, deixando a população (Vírgula) que já não busca a veracidade dos fatos (Vírgula) alienada, desorientada e sem opinião crítica própria. (Discussões pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)
Portanto, é indubitável que algumas medidas são necessárias para se combater a elaboração e propagação de boatos, comuns em ambientes virtuais, tal como a conscientização da população, por parte do Ministério das Comunicações, de seu dever de investigar a procedência e veracidade dos fatos dos quais lhe são impostos (Vírgula) e de denunciar possíveis fake news. O Ministério das Comunicações também deve elaborar programas capazes de identificar e punir os criadores e propagadores de calúnias, afim a fim de garantir que a verdade chegue, inalterada, à população.
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |