Fake news são notícias falsas que circulam na Internet. Graças a criação das redes sociais como o facebook, por exemplo, a velocidade de compartilhamento de posts ofensivos ou falsos cresceu. (Apresente a tese)
Em primeiro lugar, elas se espalham rapidamente pelas redes sociais. Geralmente, são compartilhadas por pessoas com ideias parecidas, assim incitando rumores falsos ou deformando notícias verdadeiras (Abordagem superficial). Além disso, as fake news, (Sem vírgula) podem interferir na política de um país, como foi o caso dos Estados Unidos, nas eleições para presidente que ocorreram em 2017. Em que boatos, hoje considerados falsos, levaram avitória a vitória do atual presidente, Donald Trump. (Desenvolva mais a ideia de como notícias falsas podem prejudicar as eleições)
Ademais, devido a velocidade de compartilhamento presente na internet atual, torna-se extremamente difícil de ser identificada e excluída. Porém, outro fator que vem impossibilitado o problema de ser combatido é a falta de informações sobre o assunto, já que apopulação a população não tem conhecimento para identificar e diferenciar as fake news de notícias verdadeiras. (Reestruture essas discussões e desenvolva mais)
Logo, por serem causadoras de rumores e espalharem falsidades, as fake news devem ser combatidas. A Polícia Federal deve ser rigorosa, punindo quem divulga ou compartilha falsas notícias, estando cientes de que ela não são verdadeiras. E a população deve investigar minuciosamente a fonte das notícias espalhadas, procurando em outros meios sua veracidade e evitar compartilhar notícias que não se mostrem verídicas. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
Apresente mais informações que possam ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, desenvolva mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |