A rede social, hoje, é um dos principais meios de comunicação e circulação de informação. (Vírgula) pois, (Sem vírgula) ela consegue alcançar pessoas de todas as idades (Vírgula) em diversa parte do mundo. Com isso, há neste meio a denominada “fake news” – notícias falsas – e como (Vírgula) no Brasil, está em ano eleitoral, essas informações podem tanto ajudar um candidato ou denegri-lo.
Notícias circundantes em relação a pesquisas eleitorais são comuns de serem vistas em rede social, como por exemplo, em Facebook. Muitas vezes essas buscas são simuladas e fraudulentas, onde em que (Vírgula) com isso, eles colocam o candidato de sua escolha como sendo o líder entre os outros (Reestruture essa ideia). Fazendo assim com que parece que ele está à frente dos outros. Além de jogarem informações e fazer uma campanha eleitoral através da internet (Vírgula) seja ela direta ou indiretamente. (Reformule e desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Com isso, além de enaltecer um candidato, ainda denigrem a imagem do outro, para assim ter mais vantagem nas urnas (Abordagem superficial do tema). Desse modo, criam e movimentam informações falsas, muita vezes com fotos ou vídeos para acarretar ao oponente a desvantagem. E com isso, (Sem vírgula) manchar a imagem e reputação do concorrente, fazendo com que ele seja visto como um mal representante. E (Vírgula) geralmente (Vírgula) essas notícias circulam de forma totalmente verídicas, fazendo com que milhares de pessoas acreditem no que está sendo exposto em uma simples matéria. (Delimite e desenvolva mais as discussões)
Portanto, as notícias circulam a todo o momento e estamos (Evite primeira pessoa) sempre à frente delas. Com isso, seria (Seria ou será? Reflita) primordial que antes de compartilhar qualquer informação que enalteça ou denigram a imagem de alguém que vejam a veracidade do conteúdo (Reformule essa ideia). Para isso, pesquisando em fontes confiáveis. E não acreditando em tudo que se lê em rede social. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
Apresente mais informações no texto que possam ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, reveja elementos coesivos que podem auxiliar na construção de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |