O combate às pseudo-informações é extremamente necessário para o acontecimento de eleições justas. É indubitavelmente indiscutível (Redundância) a força de manipulação das grandes massas contidas nesse tipo de material; (Ponto final) Logo, isso é evidente ao acessar a internet, onde milhares de informações circulam livremente sem a menor fiscalização a respeito da sua veracidade. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução. Apresente a tese)
No que se refere às grandes massas de manobras, encontra-se a maior parte da população, (Sem vírgula) vítima dessa prática, que acaba sendo influenciada, muitas vezes (Vírgula) por não questionar a vericidade dos fatos afirmados em determinada fonte; (Ponto final) Pode-se citar o exemplo do Dr. Enéas Carneiro, presidenciável em meados de 1990, o qual era taxado de louco em meios de comunicações, por ter ideias consideradas extremas, acarretando o enfraquecimento de sua candidatura e tendo sua credibilidade reduzida. (Abordagem superficial das discussões)
Além disso, o avanço tecnológico permite o acesso a um mundo virtual que é, sem dúvidas (Vírgula) muito vantajoso, mas ao mesmo tempo, (Sem vírgula) pode ser agudamente prejudicial; (Vírgula) pois qualquer pessoa possuindo acesso a essa dimensão, (Sem vírgula) consegue criar notícias e apontar o fato desejado, verídico ou não, seja ele para denegrir ou mesmo favorecer algum candidato injustamente. Portanto (Vírgula) a manipulação é real; (Ponto final) Nota-se ao acessar o navegador de internet, onde se tem diversas páginas midiáticas com notícias e resultados tendenciosos (Vírgula) e fontes muitas vezes não confiáveis.
Logo, o combate a esses meios ilegais é de suma importância, visto que o futuro está diretamente ligado à internet. O que pode e deve ser feito é a conscientização das pessoas na hora de pesquisas a respeito dos candidatos, procurando meios diferenciados, não se deixando levar por uma única informação aleatória vista; também deve ocorrer no meio cibernético, (Sem vírgula) o investimento em uma maneira de policiar informações falsas; (Ponto final) E, por fim, tornar esse tipo de propagação difamatória, (Sem vírgula) uma atitude ilícita. (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas no texto, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |