Notícias falsas ou “fake news” consiste na distribuição de informações inverídicas ou boatos, (Sem vírgula) que são transmitidos em jornais, televisão, rádio e principalmente nas mídias sociais, com a função de enganar ou obter ganhos financeiros ou políticos. (Reestruture e desenvolva mais as ideias no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
O uso das “fake news” em ano de eleições não é apenas um problema da atualidade, ela também foi muito usada nas campanhas eleitoras de Hitler, como foi dito por seu Ministro da propaganda (Vírgula) Joseph Goebbels: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.”. (Abordagem superficial. Desenvolva mais)
E isso pode ser confirmado nos dias de hoje, pois quanto mais uma notícia é compartilhada e divulgada (Vírgula) mais é vista e acaba se tornando “verdadeira” para milhares de pessoas. E (Vírgula) aproveitando-se disso (Vírgula) vários políticos usam as “fake news” contra seus adversários políticos (Vírgula) ou até mesmo para se beneficiar através de mentiras, o que prejudica muito na hora da população escolher seu candidato, pois muitas vezes fica difícil em saber qual notícia é verdadeira ou não. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para acabar com esse problema, como uma parceria entre o Poder Legislativo e a Mídia, onde na qual teria uma fiscalização para saber se as publicações realmente são verídicas (Vírgula) e não apenas tirar as “fake news” da rede, mas tendo uma lei a criminalizando, tendo punições e multas a quem publicou. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
E os internautas (Vírgula) após lerem uma notícia, devem procurar saber se é realmente verdadeira, comprovando em mais de um site antes de divulgá-las. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto estão abordadas de modo superficial. Desse modo, apresente mais fatos, desenvolva mais as ideias no texto. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo a parte de desenvolvimento e conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |