Com os avanços tecnológicos, o uso indevido das informações para obterem o resultado positivo para si é cada vez maior, as fake news (Vírgula) como ficou popularmente conhecida, as notícias falsas, são utilizadas para fins próprios, causando danos, (Sem vírgula) com conteúdos noticiosos falsos e criar uma percepção equivocada ou mudar um pesamento coletivo. (Problemas na construção de sentido. Reestruture)
O" poder" que as mídias exercem sobre o ouvinte, leitor e seu telespectador, (Sem vírgula) é usado por diversas vezes de forma inadequada ,disseminando informações falsas ,em muitos casos o leitor é incapaz de avaliar e reagir as duas importantes alavancas da proliferação das notícias .A primeira o grau em que a notícia (falsa) se baseia nos fatos, a segunda define a intenção imediata ,o nível de desinformação e potencialmente de distorção que o burlador da notícia pretende produzir .Vivemos (Evite primeira pessoa) expostos a um enorme volume de dados e informações em diversos formatos a todo minuto, (Ponto final) nas eleições , (Sem vírgula) diversas fake news surgem, (Sem vírgula) com o intuito de levar o eleitor a acreditar e ficar em favor deles, (Sem vírgula) através de gráficos, reportagens via internet ,redes sociais ,jornais ou qualquer outro meio de informações com teor sensacionalista . (Abordagem superficial do tema)
Em sociedades baseadas na troca de informações e na comunicação sustentada por tecnologia de ponta que se alto replicam e formatam todos os setores da vida econômica ,politica ,na educação e cultura os interesses estratégicos estão vinculados as possibilidades tecnologicamente facilitadas, (Sem vírgula) de" tornar comum "o conteúdo vinculado (Vírgula) ou seja (Vírgula) de difundi-lo a um universo amplo de pessoas, tornando cada vez mais fácil espalhar desinformação na rede . (Reestruture as diiscussões apresentadas)
Contudo, devemos (Evite primeira pessoa) começar a combater as fake news em várias esferas, (Problemas na construção de sentido) na escola defendendo a importância de uma boa alfabetização midiática e informacional, procurar fontes confiáveis em diferentes áreas do aspecto ideológico, político e cultural para perceber nuances e obter visão mais ampla do que realmente está acontecendo, não lê ler somente o titulo da matéria, verificar o autor, fazer pesquisas em sites conhecidos, tomar cuidado com o sensacionalismo, pois, quem aprende a consumir informações criticamente, aprende a pensar criticamente . (Não compreende a estrutura do texto)
Portado ,tomar cuidado com as fontes pesquisadas, com as noticias, observar a sua veracidade é um ponto chave para que as fake news em tempos eleitorais ou no cotidiano sejam combatidas, pois o cidadão que tem conhecido do que fala e compartilha, (Sem vírgula) não é enganado por nem uma nenhuma informação falsa . (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Comentários do corretor
Use sinônimos para retomar as ideias apresentadas no texto. Além disso, delimite e desenvolva mais aas discussões, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |