As notícias falsas — no termo em inglês, fake news — são uma coletânea de informações ludibriosas propagadas pelas mídias sociais todos os dias, e que atingem milhares de usuários no Brasil e no mundo. Esse tipo de notícia pode ter muitas faces: política e ideológica, comercial e propagandista, e até humorística — do tipo de humor que se faz à custa do prejuízo do outro. E, ainda que a intenção dos usuários não seja contribuir para uma prática tão prejudicial, o desconhecimento sobre um ou mais assuntos provoca a disseminação de conteúdo inverossímil pela internet.
É perceptível a influência que a internet exerce sobre o homem moderno, uma vez que essa ferramenta é fortemente utilizada como mobilizadora social e política, a exemplo da Primavera Árabe (Vírgula) que teve início nas redes sociais em 2011. O que se questiona é até que ponto as pessoas podem ser influenciadas pela internet e pelas informações que se encontram nela. Logo após a divulgação de textos e dados que apontavam para o uso de tecnologias (Vírgula) como aplicativos e robôs no compartilhamento de notícias falsas, que, supostamente, auxiliaram Donald Trump à vitória sobre Hillary Clinton nas eleições presidenciais estadunidenses, esse questionamento passou a ser debatido com mais frequência e seriedade em todas as esferas sociais. (Ideias pertinentes, mas devem ser delimitadas e mais exploradas no texto)
No que diz respeito ao Brasil, em época de eleições presidenciais, não raro são publicadas notícias com o objetivo de manchar a reputação de um candidato "x" ou "y". A instabilidade política leva ao descrédito dos políticos frente aos brasileiros que, por conseguinte, compartilham informações sem conferir se são verdadeiras ou se foram fabricadas com finalidades político-ideológicas (Vírgula) ou de marketing (Abordagem superficial). Ademais, em um país de opinões tão polarizadas quanto o Brasil, compartilha-se a notícia que transmite aquilo que mais se assemelha à percepção que o leitor tem sobre os fatos, ainda que essa seja incorreta.
Em síntese, já existem aplicativos semelhantes aos antivírus em computadores e celulares, que ajudam a identificar quando um site é confiável ou não, antes mesmo de clicar no link com o título da reportagem, mas não é o bastante. O brasileiro precisa se policiar e, principalmente, policiar o que lê. Algumas maneiras de averiguar se as informações são verídicas, (Sem vírgula) são procurar por fontes no site em que a notícia foi publicada, além de verificar datas e, na existência de pontos desconexos no corpo do texto, desconfiar e até descartar as informações, se necessário. O combate às notícias falsas em ano de eleições se torna imprescindível para que o brasileiro consiga avaliar quais são as propostas que, de fato, encaminharão o Brasil em um caminho (Reestruture essa ideia) de crescentes melhorias e avanços em todas as áreas. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |