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Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 16/06/2018

Status:

Corrigida
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E conhecerdes conhecereis a verdade e ela vos libertará! (Use aspas para identificar a ideia de outrem) Disse Jesus ao mundo há mais de 2000 anos, e essas palavras são viscerais e atuais hoje e por toda eternidade. Fake news são mentiras, calunias e difamação que pessoas sem caráter usam para prejudicar outras, seja inventando ou compartilhando sem critério de julgamento e sem compromisso com a veracidade dos fatos (Reestruture essa ideia). A vida online se tornou vital para algumas pessoas que não sabem pensar! Compartilhar, curtir, seguir, perseguir e até destruir vidas alheias virou a grande ordem dos comandados online. (Reformule as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, elabore a tese)

No ano de 469/470 nasceu em Atenas (Vírgula) na Grécia, Sócrates (Vírgula) uma grande filósofo, (Sem vírgula) que tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética. Ele defendia que deve-se sempre dar mais ênfase à procura do que não se sabe, do que transmitir o que se julga saber, privilegiando a investigação permanente. Ninguém pode sair por ai divulgando o que não sabe se é verdade (Evite esse tipo de construção). E se fosse com você ou com um parente seu? Iria procurar saber a veracidade ou simplesmente compartilhar? Face News não é critica, é ato covarde. E geralmente esses covardes se escondem em perfis falsos para implantar o caos na Net. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias apresentadas)

Precisamos (Evite primeira pessoa no texto) de cidadãos com raciocínio crítico e lógico, capaz de diferenciar uma informação verdadeira de uma tendenciosa. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

O problema é que no Brasil a mídia (Vírgula) em sua grande maioria (Vírgula) vem manipulando as notícias a sua maneira (Reestruture) e manuseando as pessoas para as meias verdades. E isso é crueldade! Eles jogam as pessoas principalmente políticas ao tribunal do povo! Estão demonizando políticos e partidos políticos (Evite esse tipo de construção no texto)(Ponto final) Sócrates dizia, (Sem vírgula) que para se acreditar em algo, (Sem vírgula) era preciso verificar se aquilo realmente era verdade. O perigo que a ignorância faz correr ao saber, que o mal faz correr à virtude. Sócrates foi condenado à morte por sua maior virtude, (Dois pontos) pensar! E acreditar que nada faz sentido além da verdade. Ânito, Meleto e Lícon. (Vírgula) no ano 399 A.C (Vírgula) foram seus carrascos. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis (Evite esse tipo de construção no texto). Pare (Vírgula) leia e pense! (Evite esse tipo de construção) Para resolver esse problema de fake news é preciso uma lei bem severa que puna os criminosos e sua rede de apoiadores, (Ponto final) Quando a sentença for proibir esses infratores de terem vida online como um passe de mágica os delitos acabarão (Reformule essa ideia). Tudo só depende de um sentido de valor e propósito cívico compartilhado por cidadãos que não se deixam seduzir por argumentos demagógicos de grupos de interesse e por identidades construídas. É mais provável que esse tipo de conscientização se desenvolva fora das redes homogêneas de comunicação que, no momento, exercem grande influência sobre os cidadãos. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertivo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Evite construções clichês no texto. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200