E conhecerdes conhecereis a verdade e ela vos libertará! (Use aspas para identificar a ideia de outrem) Disse Jesus ao mundo há mais de 2000 anos, e essas palavras são viscerais e atuais hoje e por toda eternidade. Fake news são mentiras, calunias e difamação que pessoas sem caráter usam para prejudicar outras, seja inventando ou compartilhando sem critério de julgamento e sem compromisso com a veracidade dos fatos (Reestruture essa ideia). A vida online se tornou vital para algumas pessoas que não sabem pensar! Compartilhar, curtir, seguir, perseguir e até destruir vidas alheias virou a grande ordem dos comandados online. (Reformule as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, elabore a tese)
No ano de 469/470 nasceu em Atenas (Vírgula) na Grécia, Sócrates (Vírgula) uma grande filósofo, (Sem vírgula) que tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética. Ele defendia que deve-se sempre dar mais ênfase à procura do que não se sabe, do que transmitir o que se julga saber, privilegiando a investigação permanente. Ninguém pode sair por ai divulgando o que não sabe se é verdade (Evite esse tipo de construção). E se fosse com você ou com um parente seu? Iria procurar saber a veracidade ou simplesmente compartilhar? Face News não é critica, é ato covarde. E geralmente esses covardes se escondem em perfis falsos para implantar o caos na Net. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias apresentadas)
Precisamos (Evite primeira pessoa no texto) de cidadãos com raciocínio crítico e lógico, capaz de diferenciar uma informação verdadeira de uma tendenciosa. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
O problema é que no Brasil a mídia (Vírgula) em sua grande maioria (Vírgula) vem manipulando as notícias a sua maneira (Reestruture) e manuseando as pessoas para as meias verdades. E isso é crueldade! Eles jogam as pessoas principalmente políticas ao tribunal do povo! Estão demonizando políticos e partidos políticos (Evite esse tipo de construção no texto), (Ponto final) Sócrates dizia, (Sem vírgula) que para se acreditar em algo, (Sem vírgula) era preciso verificar se aquilo realmente era verdade. O perigo que a ignorância faz correr ao saber, que o mal faz correr à virtude. Sócrates foi condenado à morte por sua maior virtude, (Dois pontos) pensar! E acreditar que nada faz sentido além da verdade. Ânito, Meleto e Lícon. (Vírgula) no ano 399 A.C (Vírgula) foram seus carrascos. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis (Evite esse tipo de construção no texto). Pare (Vírgula) leia e pense! (Evite esse tipo de construção) Para resolver esse problema de fake news é preciso uma lei bem severa que puna os criminosos e sua rede de apoiadores, (Ponto final) Quando a sentença for proibir esses infratores de terem vida online como um passe de mágica os delitos acabarão (Reformule essa ideia). Tudo só depende de um sentido de valor e propósito cívico compartilhado por cidadãos que não se deixam seduzir por argumentos demagógicos de grupos de interesse e por identidades construídas. É mais provável que esse tipo de conscientização se desenvolva fora das redes homogêneas de comunicação que, no momento, exercem grande influência sobre os cidadãos. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertivo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Evite construções clichês no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |