Com o surgimento de ferramentas online (Vírgula) como o Facebook, criado por Mark Zuckerberg, a difusão de notícias passou a ter alcance mundial. Por outro lado, assim como foi benéfico à sociedade, uma vez que intensificou a democratização da informação, trouxe também desafios a serem combatidos, tal como a chamada “fake news”. Nesse contexto, pode-se dizer que o campo midiático tem o potencial de manipular a opinião pública, trazendo consequências nas decisões eleitorais, como o enfraquecimento da democracia.
Em primeira instância, cabe pontuar que o uso do poder da informação para favorecer líderes políticos não é algo recente. Desde o século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, as principais ferramentas de divulgação e enaltecimento da ideologia nazista eram as propagandas televisivas e jornalísticas, as quais difundiam informações de cunho político e ideológico para favorecer a imagem do presidente. Sob esse ângulo, essa necessidade de culto ao líder corrobora às alterações de informações como forma de ampliar o impacto dessa propaganda na opinião pública. Dessa forma, a prática de modificar notícias para favorecer determinados interesses abre portas para o mais novo fenômeno da contemporaneidade, isto é, a divulgação de notícias falsas.
Ademais, vale frisar que esse fenômeno justifica grande parte dos impasses políticos, já que a democracia acaba sendo afetada. Tal situação é evidente quando a sociedade perde sua liberdade de pensar por si só diante dos meios digitais que cada vez mais bombardeiam informações (Vírgula) a fim de fazê-los pensar à maneira desses e, portanto, beneficiar interesses particulares, como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a obter êxitos em cargos de liderança. Sendo assim, as decisões políticas vão perdendo o caráter democrático e dando espaço a um viés mais oligárquico, isto é, favorecendo a poucos.
Segundo o físico Isaac Newton, um corpo tende a se manter inerte até que uma força atue sobre ele (Em caso de citação, use aspas). Em coadunação com esse preceito, é mister a necessidade de meios para combater a inércia desse cenário tomado por grande circulação de notícias falsas. Para isso, é imprescindível que as autoridades do poder legislativo elaborem projetos de lei voltados à fiscalização e punição de plataformas midiáticas que permitem a propagação de informações manipuladas, com o fito de evitar tal difusão. Além disso, as escolas, por meio dos seus educadores, devem orientar seus educandos a selecionar determinadas notícias, ou seja, de maneira a instigá-los a procurar diferentes fontes e analisar sua veracidade, sempre buscando manter o posicionamento crítico. Feito isso, plataformas como a do Zuckerberg poderá se tornar um grande aliado a democracia mundial.
Comentários do corretor
Excelente texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |