As fake news são conteúdos noticiosos falsos ou errados feitos com a intenção de causar dano a alguém/algo, criar uma percepção equivocada, ou mudar um pensamento coletivo. Essa prática vem sendo muito decorrente nesse período de eleição, pois é quando os candidatos, ou seguidores do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade), tenta atingir o seu adversário. Assim sendo, é indubitável uma intervenção do poder legislativo para que sejam criadas leis específicas para combater esse tipo de ato.
As redes sociais vêm sendo consideradas a terra de ninguém. As pessoas escrevem (Vírgula) publicam, compartilham, difundem o que bem entendem, sem ter muitas (Vírgula) das vezes (Vírgula) uma base concreta, uma fonte confiável, ou até mesmo certeza do que está espalhando. Essa práica se torna ainda mais perigosas em ano de eleição. Por ser considerada terra de ninguém (Vírgula) algumas pessoas acham conveniente espalhar informações não verídicas (Vírgula) a fim de prejudicar o concorrente. Contudo, é fundamental que autores dessas práticas sejam punidos, pois com essas fake news sendo difundidas uns candidatos podem sair prejudicados e outros favorecidos. (Reestruture as discussões apresentadas)
Todavia, cabe frisar que somente a punição desses atos não é o bastante, é necessário uma integração com o meio social, pois os principais responsáveis por essa atividade são pessoas com isolamento social, e desempenhar tal hábito é um reforço do “efeito bolha”, em que as pessoas tendem, com as redes sociais, a aumentar o seu isolamento e a interagir apenas com pessoas de preferências semelhantes. (Reformule essa ideia)
Levando em consideração os fatos expostos, para que as fake news (Vírgula) em ano de eleição (Vírgul) sejam combatidas, é necessário que o poder legislativo elabore uma lei penal específica (Vírgula) a fim afim de amenizar tais práticas, para que não haja políticos e pessoas prejudicadas por difusão de notíciais não verídicas. É imprescindível também que a sociedade elabore acoes ações de integração, como jogos, rodas de conversa, ações solidárias, afim a fim de mostrar que a vida nessa era contemporânea é mais que redes sociais, (Sem vírgula) e discurso de ódio. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Use sinônimos para retomar ideias no texto. Além disso, desenvolva e reestruture as discussões apresentadas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |