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Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 15/06/2018

Status:

Corrigida
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Fake news (Vírgula) um problema atual e sério (Vírgula) que contamina a sociedade em todo o mundo, trazendo consequências e danos graves para a população. A excessiva quantidade de informações passadas pelas redes sociais nem sempre são filtradas pelos usuários, ao os quais qual compartilham sem ter a responsabilidade de verificar a veracidade das notícias. (Explore mais as discussões no parágrafo de introdução, as quais serão retomadas ao longo do texto)

Estudos demostraram (Apresente a fonte) que mais de 60% dos adultos americanos têm o abito hábito da leitura desse tipo de notícias nas redes sociais, e que as fake news são compartilhadas mais do que notícias verdadeiras. Segundo informações de vários jornais do mundo (New York Times, Folha de São Paulo, Corrieri della Sera entre outro) as eleições de 2016 entre Hillary Clinton e Donald Trump teve circulação de notícias falsas nas redes sociais, difamando a imagem da concorrente (Vírgula)  dando favorecimento ao atual presidente dos Estados Unidos.

Em tempos de eleições esse perigo é evidente, por ser um momento importante, quando o cidadão exerce a sua cidadania em prol do país, despencam informações e propagações de notícias falsas entre os concorrentes, porque a vitória das eleições para eles é o principal foco no momento (Reestruture essa ideia), (Ponto final) O usuário (Vírgula) em contrapartida (Vírgula) deve buscar fontes seguras de informações dos atuais candidatos que irão administrar o país, devendo exercitar o extinto crítico de cidadão e pesquisar sobre os fatos publicados. (Delimite as discussões e desenvolva mais)

Portanto esse problema (Vírgula) que já está globalizado (Vírgula) é combatido com pessoas que buscam informações em fontes seguras, não compartilham sem antes buscar a veracidade das notícias. Palestras em escolas que espoem exponham aos alunos as consequências desses atos (Vírgula) são importantes. Uma geração que a todo momento está conectada deve ter responsabilidades daquilo que compartilha. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto com as principais ideias que serão desenvolvidas ao longo da redação. Delimite e explore mais as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200