Em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, foi difundido pelas mídias que um plano de implantação do comunismo, denominado Cohen, o qual estava em curso no país. Sob esse pretexto (Vírgula) o presidente declara estado de guerra suspendendo os direitos constitucionais. Anos depois, descobriu-se que o plano foi uma mentira criada pelo partido a fim de justificar seus atos. Embora isso tenha ocorrido no século passado, atualmente muitos ainda utilizam o artificio das noticias falsas. Nesse contexto, deve analisar como a mídia dissemina essas notícias e a sociedade as repassa de forma rápida, sem nenhuma veracidade (Reestruture essa ideia).
No seculo XXI, o uso e impacto das fakes news se tornou amplo, assim como o uso de termo. A mídia é a grande responsável pela transmissão das informações que são usadas como formadoras de opinião muito influenciadoras. Não é atoa à toa, então, que (Vírgula) segundo a revista Época (Vírgula) as fakes news viraram um grande negócio. (Explore mais essa ideia no texto) Há interesses econômicos e principalmente políticos por trás da disseminação dessas notícias. A exemplo disso tem-se a vitoria de Donald Trump (Vírgula) atual presidente dos Estados Unidos.
Além disso, a relevância de notícias falsas aumentou em uma realidade política "pós-verdade". Ademais a sociedade não se preocupa com a veracidade das informações, assim as compartilhando nas redes sociais sem ao menor confirmar (Reestruture) o que tem nelas direito (Evite esse tipo de construção). Segundo o G1 (Vírgula) 40% das pessoas não conseguem detectar imagens manipuladas, por consequência desse desconhecimento as informações falsas estão se espalhando cada vez mais rápidas e trazendo um forte impacto nas decisões presenciais (Como assim? Quais decisões presenciais?). (Abordagem superficial do tema)
Conforme afirma Isaac Newton, um corpo tende a permanecer em seu estado até que uma força atue sobre ele (Em caso de citação, use aspas). Dessa forma, a aplicação de força contra às fakes news nas eleições e (Vírgula) em geral (Vírgula) é imprescindível que a solução é combatê-las (Reformule essa ideia). Portanto, é necessário que o Poder Legislativo crie um projeto de lei para minimizar a disseminação da mídia com essas noticias falsas. O Ministério da Educação (MEC), juntamente com escolas, deve ministrar palestras para pais e alunos com o intuito de demostrar o impacto negativo dos compartilhamentos de notÍcias sem verificar sua veracidade. Outras medidas são necessárias, mas, como dizia Oscar Wild: "o primeiro passo é o mais importante para evolução do homem ou nação". (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais. O que é necessário ser feito, diante do que você abordou, para minimizar a propagação das fake news? Reflita e desenvolva)
Comentários do corretor
Ideias pertinentes ao texto, mas precisam ser mais exploradas. Reveja elementos coesivos para melhorar a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |