Fake news: o resultado na escolha de um líder - Banco de redações


Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 13/06/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1937, General Góes Monteiro (Vírgula) General do Exército Brasileiro (Vírgula) noticiou um plano chamado Plano Cohen, cujo o objetivo era derrubar o atual Presidente da República, Getúlio Vargas. Segundo o General (Vírgula) o plano foi arquitetado pelo partido comunista e organizações comunistas internacionais e gerava caos e medo à população. Anos mais tarde ficaria comprovado que o documento foi falsificado e tinha intenção de justificar a instauração do Estado Novo. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

A reforma eleitoral por meio da lei 13.488 (Vírgula) de 2017 (Vírgula) possibilitou o uso mais amplo de ferramentas disponíveis na internet (Vírgula) com mecanismos para fomentar propaganda eleitoral nas próximas eleições. O mundo virtual é de extrema relevância na atualidade para propagação de informações, compartilhamento de ideias e opiniões que são acompanhadas e compartilhadas, além de visualizadas de forma instantânea pelos usuários de forma imensurável. Este ambiente é o próprio para proliferação de notícias falsas, um vilão capaz de macular a imagem de candidatos e partidos políticos nas eleições de 2018. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo. Apresente o conceito de fake news com mais ênfase e desenvolva mais)

Mesmo com as sanções previstas na legislação eleitoral para prevenir (Vírgula)  os responsáveis pela propagação de notícias falsas ainda encontram dificuldades para monitorar e minimizar o alcance delas. A partir do momento que a notícia falsa é visualizada pelos eleitores o objetivo do autor da fake news foi atingido. (Discussão superficial do tema)

Para vencer a divulgação é necessário haver cooperação entre órgãos de segurança, empresas responsáveis por tornar públicas as notícias falsas, a Justiça Eleitoral precisa agir de forma ágil e unificada, afim a fim de levar notícias verídicas em forma de propaganda eleitoral para que o cidadão venha a exercer o direito de escolha, um dos pilares da nossa (Evite ideia de primeira pessoa no texto) democracia para que erros do passado (Vírgula) como o Plano Cohen (Vírgula) não voltem a acontecer no futuro. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, mas precisam ser mais exploradas. Tendo isso em vista, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200