"Fake news" são notícias falsas. Elas são propagadas geralmente na internet, seja por motivos políticos ou mesmo para a obtenção de lucro. A preocupação com esse problema aumenta neste ano de eleição presidencial, visto que a difusão de informações inverídicas pode comprometer o processo eleitoral, afetando, assim, a própria democracia. Em tal questão, a posição ideológica dos indivíduos está intimamente relacionada à produção e propulsão de conteúdo falacioso, bem como a falta de ética dos candidatos e dos seus assessores fomenta o problema (Reformule essa ideia).
De uma parte, os criadores de "fake news" parecem agir segundo a máxima do Ministro de Propaganda Nazista, J. Goebbels, o qual dizia que torna-se verdade uma mentira repetida muitas vezes. Agindo de acordo com tal sentença, candidatos e grupos políticos inventam fatos que denigrem seus opositores. É comum ver, por exemplo, em redes sociais (Vírgula) como o "Facebook" (Vírgula) perfis de políticos ou páginas relacionadas à política imputarem fatos negativos aos seus rivais, o que é aceito sem crítica pelos seguidores dessas páginas, que passam a difundir a "informação" internet afora. (Abordagem superficial. Delimite o argumento e desenvolva mais)
De outra parte, alguns candidatos agem consoante o aforismo napoleônico, segundo o qual "no amor, assim como na guerra, tudo é válido." Como exemplo disso, na última eleição presidencial nos EUA (Vírgula) o político D. Trump afirmara ter recebido o apoio do Papa Francisco, o que foi desmentido tardiamente uma semana depois. Esse fato exemplifica que a falta de ética dos pleiteantes é determinante na origem e expansão das "fake news". (Como isso afeta nas eleições presidenciais? Reflita e desenvolva)
Portanto, fica evidente que a criação e propagação de fatos inverídicos no processo eleitoral se relacionam com a orientação política e a falta de ética dos concorrentes. Para atenuar esse problema, a Polícia Federal, em conjunto com a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), deve criar um departamento cuja função seja atuar na identificação dos criadores de notícias falsas, aprisionamento destes, bem como a remoção do conteúdo falso. Tal medida livrará o país dessa mazela nociva à a já tão abalada democracia brasileira.
Comentários do corretor
As ideias apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam ser reformuladas e mais desenvolvidas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |