Quando crianças (Vírgula) ouvimos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) diversas vezes dos educadores para utilizar apenas fontes confiáveis (Vírgula) afim a fim de responder alguma tarefa escolar, pois era muito comum pessoas postarem coisas nas redes sociais ou sites que de algum modo não era verdade. Atualmente, é muito mais fácil vermos notícias que falsificam ou modificam algo que alguma (?) foi falado por uma pessoa. (Reestruture as ideias no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Wikipédia, Gazeta Social e até o próprio Facebook são exemplos de sites que possuem a "fama" de não passarem notícias corretas, visto que usuários podem modificar as notícias ou explicações ali inseridas (Reformule essa ideia). Todo dia a internet é usada para atualização informatizada (Reestruture essa ideia) das pessoas, porém usuários de má fé utilizam da rede para difamar figuras públicas, com isso é preocupante que os políticos candidatos às eleições, estas que ocorrem em outubro de 2018, sejam atacadas pelas mídias sociais (Vírgula) a fim afim de manipularem a opinião do público. (Abordagem superficial)
Apesar de estarmos (Evite primeira pessoa) atentos, a mídia ainda consegue nos "marionetizar" e nos influenciar nas nossas decisões perante a urna eletrônica, pois elas sabem que ainda somos crianças aprendendo quais fontes acreditar. Muitos candidatos hoje estão desistindo da carreira política por serem chamados de ladrões sem que quem os difama não sabe nem o início da história e retorce tudo o que um dia foi chamado de dinheiro público. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)
É necessário que (Vírgula) em meio a era tecnológica (Vírgula) tomar diversas medidas as quais evolvem todos. A mídia não pode deixar de lado aqueles candidatos menosprezados que procuram uma carreira política justa. E a educação NUNCA pode esquecer de ensinar que aos jovens que notícia é aquele feita com uma base de dados pura e não retorcida. Acima de tudo, a sociedade, o povo, a juventude, todos nós, que juntos formamos uma nação, devemos saber no que acreditar e SEMPRE crer na verdade. (Evite esse tipo de construção no texto. Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são, na grande maioria, pertinentes ao texto, no entanto precisam ser reestruturadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |