O uso de notícias falsas vem sendo cada vez mais utilizado para promover conflitos e beneficiar os que as pronunciam (Reformule essa ideia). Com a chegada das eleições essa quantidade de notícias (Vírgula) chamadas “fake news”, acabam aumentando devido à grande repercussão que trazem. (Apresente a tese)
A utilização em massa dessas informações falsas é capaz até mesmo de causar guerras, como é o caso de Kuwait (Vírgula) que estava em um conflito com o Iraque, no qual a filha de um representante do país em um congresso, realizado nos Estados Unidos, deu um depoimento falso em que esta se pronunciou como voluntária de um hospital localizado em Kuwait (Vírgula) e afirmou que soldados iraquianos entravam no hospital e retiravam bebês prematuros de incubadoras e os deixavam no chão para levar as incubadoras. O depoimento da garota teve tanta repercussão que ocasionou a votação favorável à guerra (Vírgula) e só depois da notícia ter se alastrado em todas as mídias uma companhia de investigação descobriu que a notícia era falsa. (Delimite e desenvolva as ideias centrais desse parágrafo)
As eleições realizadas em 2016 (Vírgula) nos Estados Unidos (Vírgula) causaram polêmica e muitos boatos, pois alguns jornais afirmam que Donald Trump tenha supostamente contratado pessoas para auxiliar em sua campanha, como é o caso do Facebook, que teve maior repercussão com suas notícias falsas (Cuidado com a ambiguidade), que jornais como “New York Times” com suas notícias verdadeiras (Cuidado com a ambiguidade). E isso pode, de alguma forma, ter feito com que pessoas se sentissem influenciadas para mudar o seu voto. (Reestruture as discussões apresentadas)
Uma maneira de tentar amenizar o problema das “fake news” seriam mais sites como o StopFake, criado pela ucraniana Olga Yurkova , no qual busca mostrar as notícias falsas que são publicadas diariamente na Ucrânia. A criação de sites voltados a essa causa são de grande importância (Vírgula) principalmente no atual cenário de eleições (Vírgula) fazendo assim com que as pessoas comecem a ter mais cuidado e atenção com o que recebem, buscando a fonte da informação e não sendo alvo de mentiras. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto algumas ideias precisam ser reestruturadas e mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |