Problema agravado com o avanço da tecnologia, as fake news são notícias falsas espalhadas pelas redes sociais e sites mal intencionados da internet (Vírgula) com o objetivo de gerar debates desnecessários sobre fatos e situações que nunca ocorreram nos mais diversos âmbitos das sociedades mundiais. (Apresente a tese)
A ingenuidade e a falta de reflexão e pesquisa por parte dos indivíduos é o que faz com que essas informações circulem com uma inacreditável velocidade pelas redes. Como exemplo recente, as eleições presidenciais dos Estados Unidos (Vírgula) em que notícias inverídicas foram compartilhadas milhões de vezes sobre os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton, onde em que se falava que o atual presidente teria o total apoio do Papa Francisco e a então candidata teria vendido armas para o Estado Islâmico, influenciando na disputa eleitoral. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
No Brasil não foi diferente, nas eleições de 2014 boatos surgiram para com os candidatos que foram para o segundo turno (Vírgula) Dilma Rousseff e Aécio Neves (Vírgula) que acabou na reeleição da candidata petista. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Desenvolva mais as discussões que são apresentadas no texto)
Não obstante, essa problemática não tem impacto apenas na esfera política, mas econômica, jurídica e até mesmo artística (Vírgula na qual) onde notícias da morte de atores e cantores, por exemplo, são viralizadas causando intensa polêmica. Dessa forma, é imprescindível que as instituições educacionais incluam no planejamento escolar aulas sobre o conceito do assunto e as formas de analisar uma notícia antes de afirmá-la como verdadeira (Vírgula) e assim estimular o questionamento crítico dos alunos. (Reestruture o parágrafo de conclusão e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, delimite e desenvolva mais as discussões para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |