O grande mal do ser humano, (Sem vírgula) é que ele já tem a maldade enraizada na alma (Reformule essa ideia). Fake news é como uma erva daninha, talvez não pegue em todo o jardim, mas contamina boa parte e vai se alastrando, ficando difícil de acabá-la. (Reestruture e desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Não é fácil definir o que é fake news, e também não é uma tarefa fácil acabar com elas. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Em época de eleições (exclusivamente falando da eleição presidencial desse ano) (Reestruture essa ideia), muitos militantes querem difamar o partido contrário ao seu (Cuidado com a ambiguidade), nem sempre com informações verídicas, e é aí que nasce o problema! (Evite esse tipo de construção. Evite a marca de oralidade)
Cada um pode fazer sua parte, como conferir em mais de um site tal informação, porque não é sempre que fazem para prejudicar, às vezes pode ser só uma brincadeira (Reestruture essa ideia). Cabe a nós supervisionarmos (Evite ideia de primeira pessoa), a procurar e exigir fontes confiáveis, pois uma notícia falsa pode mudar muita opinião no mundo. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva e apresente mais discussões no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |