Á A questão de notícias falsas, mais conhecida como fake news (Vírgula) nunca foi dada a devida importância no final do século XIX, porém no momento atual em que nos encontramos (Evite ideia de primeira pessoa) se tornou um grande problema com a ajuda dos crescentes meios tecnológicos. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Em consequência disso, vê-se, a todo instante (Vírgula) a circulação de fotos errôneos (Como assim? Reformule) em rádios, televisão e principalmente em redes sociais, local onde se espalha com maior facilidade (Vírgula) com o único objetivo de criar uma percepção equivocadas nos indivíduos a quem propaga. (Discussão limitada. Articule mais as ideias apresentadas)
Ainda convém lembrar que isso não ocorre apenas no país em que habitamos (Evite primeira pessoa), e sim no mundo todo, a todo momento, gerando uma enorme confusão com a falta de informação correta (Explore mais essa ideia no texto). E estamos em ano de eleição com diversos problemas políticos acontecendo (Dê exemplos, desenvolva essa ideia), favorecendo o surgimento de fake news sobre os candidatos apresentados aos cargos, (Ponto final) Um exemplo claro de notícias falsas em eleições foi o vazamento de fake news para o favorecimento da chegada de Trump (Vírgula) ocorrido nos Estados Unidos (Vírgula) em 2016.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse, a procura de fontes confiáveis assim que uma notícia for anunciada é algo essencial para a resolução da problema, além de uma alfabetização midiática iniciada desde criança (Vírgula) proporcionando futuramente um adulto com pensamento crítico (Vírgula) e assim favorecendo nossa (Evite ideia de primeira pessoa) democracia. (Reestruture, pois a proposta está superficial)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas, pois estão desenvolvidas de modo limitado. Desse modo, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |