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Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 07/06/2018

Status:

Corrigida
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No O filme "Click", dirigido por Frank Coraci, mostra como um simples toque, em um botão, pode mudar a vida e os pensamentos de uma pessoa. Assim também, ocorre nos dias de hoje com a internet e suas notícias. (Cuidado com a ambiguidade. Além disso, desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)

A facilidade da comunicação, tendo em vista seus prós e contras, tem causado grandes mudanças satisfatórias e insatisfatórias, com maior relevância nas fake news. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

As fake news, que são notícias falsas, vêm gerando inúmeros transtornos, particularmente nas eleições presidenciais de 2018 (Explore mais essa ideia no texto). Pois essas, (Sem vírgula) podem beneficiar um candidato a ponto de torná-lo vitorioso ou degradá-lo. (Desenvolvimento limitado)

Durante um encontro entre os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, o presidente do TRE-RS afirmou quando perguntaram-lhe sobre as fake news (Reestruture essa ideia)"É crime também. E conforme as circunstâncias, punição com pena de prisão. É muito grave.". (Desenvolvimento limitado)

Levando em conta os crimes contra honra (calúnia, difamação e injúria), o indivíduo que cometer tal prática, (Sem vírgula) pode ter detenção menor de 4 anos, que geralmente converte-se em outros serviços. (Desenvolvimento limitado)

Tendo consciência dos fatos mencionados e o estrago que podem causar (Essa discussão não está clara no texto. Desenvolva mais), uma maneira eficaz para combater a fake news é não compartilhar notícias antes de verificar se a fonte é confiável. Além disso, as redes sociais precisam encontrar meios para impedir a propagação dessas informações falsas. E, visto com um crime nacional, as penas deveriam (Deveriam ou deve? Reflita e reestruture) ser maiores para os autores. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais os fatos apresentados no texto e reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200