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Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 07/06/2018

Status:

Corrigida
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Atualmente, com o rápido avanço da tecnologia (Vírgula) e consequentemente da globalização, surgiram novas formas midiáticas para levar notícias para o povo (Reestruture essa ideia), como os sites e redes sociais da internet (Vírgula) por exemplo, que por serem de mais fácil acesso (Virgula) e mais rápido no compartilhamento de notícias, acabaram se sobressaindo em relação à outros meios noticiários, como o jornal, que mesmo sendo muito utilizado hoje ainda, não está no "topo" dos mais acessados. 

Como vimos (Evite primeira pessoa), esse rápido compartilhamento de notícias acarretou e ainda acarreta em diversos problemas, como a "fake news", que traduzida quer dizer "notícias falsas". Muitas pessoas não conseguem discernir uma notícia falsa quando se deparam com ela, ou então não se preocupam em conferir a fonte das noticias, de onde veio tal informação ou se é confiável, e isso é muito prejudicial à sociedade, que ao ler e repassar tal notícia, (Sem vírgula) provoca então um efeito indesejado na população, principalmente se for algo que afete a todos. Temos como exemplo as eleições, onde na qual aqueles que criam ou alteram determinada notícia tornando-a falsa, visam atingir um grande público para se beneficiar e prejudicar o outro, seja ele/a um candidato ou um eleitor, para que a sociedade seja manipulada através de sua notícia (Cuidado com a ambiguidade)(Abordagem muito geral. Delimite e desenvolva mais as discussões)

Com isso, podemos afirmar que para a diminuição de fake news compartilhadas, um dos melhores caminhos seria utilizar o poder do povo, ou seja, uma sociedade que busca saber e conferir suas fontes de notícias são mais propicias a discernir quando esta é verdadeira ou não (Reestruture essa ideia), e ao saber isso ela deixa de acreditar em tudo o que vê nos noticiários (Reformule), passando a compartilhar somente aquilo em que tem a certeza que é válido ser compartilhado. (Proposta de intervenção superficial)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas são abordadas de modo limitado. Apresente mais dados, explore mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200