Sabe-se que as fake news geram transtornos e espalham-se rapidamente nas redes sociais, afetando a sociedade e exercendo a democracia para cometer esse crime, como a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos (Vírgula) em 2016 (Reestruture essa ideia). Portanto, há formas de evitar notícias que não são verídicas e que podem causar diversos impactos em todas as instâncias, seja no meio político, econômico, cultural e social. Como o Brasil está em período de eleições, as autoridades vêm fiscalizando e punindo sites ou perfis que estejam propagando notícias falsas, evitando com que o cidadão não tenha dificuldade para escolher o seu representante. (Delimite e apresente a tese)
Em 2017, presenciamos (Evite primeira pessoa) inúmeras informações que circularam na internet (Vírgula) e que depois de investigados, tiveram a conclusão de que não passavam de boatos, como o caso do STF (Supremo Tribunal Federal) que foi acusado de autorizar os Estados Unidos a monitorar mensagens do whatsapp de todos os brasileiros (Vírgula) e também quando anunciaram que a marca de refrigerante Pepsi estamparia a foto de Jair Bolsonaro em suas latinhas (Cuidado com a ambiguidade) em resposta a marca concorrente coca-cola, que estava estampando fotos de alguns artistas, como Pablo Vittar, mostrando que Jair Bolsonaro estaria pregando o ódio contra o público gay. Muitas dessas noticías falsas que vemos (Evite primeira pessoa) constantemente na mídia, tem origem de fontes desconhecidas e não possuem reconhecimento nacional, mas que estes possuem grande destaque e chamam a atenção de quem está lendo, o que pode ocasionar em diversos problemas, até mesmo judiciais. (Delimite as ideias apresentadas. Articule mais os argumentos)
Com tudo isso, tem-se a percepção do que as fake news podem gerar no mundo todo e o estrago que podem causar as empresas e grandes instuições (Reestruture essa ideia. Esses estragos não estão tão evidentes no texto, desse modo, desenvolva mais). Enfim, o que deve-se fazer é inibir e identificar quais notícias são verdadeiras ou falsas, acessando apenas sites confiáveis. Vale ressaltar também que, (Sem vírgula) o que está nas redes virtuais nem toda vez será um fato real, até porque, (Sem vírgula; reestruture) nem tudo que é compartilhado é exclusivamente uma reportagem objetiva e exequível. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Evite o queísmo no texto. Além disso, delimite as ideias apresentadas, desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |