Na sociedade em que vivemos (Evite primeira pessoa no texto), é comum sermos bombardeados de notícias por todos os meios de comunicação e interação social. Notícias essas que vem de qualquer fonte e (Vírgula) por muitas vezes (Vírgula) sem fonte nenhuma. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Estamos (Evite primeira pessoa) entrando em um momento muito importante para nosso país, pois, estamos em ano de eleições. E são inúmeras as notícias sobre candidatos x e y (Reestruture essa ideia). Muitas dessas informações são fakes (Desenvolva a ideia de fake news no texto), ou seja, são notícias falsas, criadas para enganar os leitores (Vírgula) e muitas vezes com o intuito de difamar os pré-candidatos a cargos políticos. (Reformule as discussões)
Cabe aos leitores buscarem fontes confiáveis para terem informações verdadeiras e não serem enganados por notícias enganosas (Senso comum). Vale salientar que não se deve também divulgar informações sem ter certeza se suas fontes são de pessoas compromissadas em contribuir para uma boa competição política. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto estão limitadas. Apresente mais fatos acerca do tema para serem explorados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |