A polaridade da sociedade em relação aos partidos políticos, e seu consequente caráter competitivo, principalmente após escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e a vulnerabilidade das urnas eletrônicas frente a fraudes eleitorais, tomaram conta dos noticiários brasileiros e internacionais nos últimos anos, tanto formais quanto informais, e abriram espaço para notícias cada vez mais polarizadas e tendenciosas, afim a fim de moldar a opinião pública e favorecer o partido em questão (Vírgula) ou disseminar supostas medidas necessárias para que o Brasil entre nos eixos. Essas medidas são, em grande parte, soluções rápidas para problemas enfrentados há anos (Como assim?), e que faz do Brasil, embora rico em recursos naturais, pobre em civilidade e qualidade de vida. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
O problema não está no fato de o cidadão comum pensar com mais frequência em soluções para os problemas dos quais enfrenta diariamente, como a violência crescente, baixos salários e altos impostos, mas sim no fato de que, ao formarem suas opiniões, não busquem a veracidade em relação aos fatos que lhe foram informados, as fontes e a credibilidade dos meios de comunicação que emitem informações. Tendo em vista que a população brasileira apresenta baixos níveis de escolaridade (Apresente dados), este problema constitui uma grande ameaça à soberania popular, uma vez que notícias falsas (Desenvolva a ideia de fake news no texto) são aceitas com facilidade e moldam a opinião não só de quem exige por mudanças, mas também dos que mais necessitam delas. (Abordagem superficial)
O combate às fake news não deve ser exclusividade dos meios de comunicação de pequeno ou grande porte, nem mesmo deve ser restrito as grandes emissoras, responsáveis pelas principais notícias de interesse nacional. A leitura e pensamento crítico são poderosos meios para a supressão das fake news e ela deve ser exercida por cidadãos comuns consumidores de notícias (Como garantir essa conscientização? Abordagem superficial). (Reestruture essa ideia)
O sensacionalismo é uma característica marcante de informações falsas e tendenciosas. Seu reconhecimento possibilita o combate às fake news (Use sinônimos para retomar essa ideia no texto), pois o leitor buscará outras fontes e autores, logo, poderá analisar as divergências entre a versão do que está sendo dito e o que foi, de fato, dito. A circulação de notícias falsas nos aplicativos populares de mensagem instantânea são recorrentes e o seu repasse para outras pessoas é quase inevitável, uma vez que tais notícias são motivos para insatisfação popular e demanda por mudanças, fatores que favorecem o repasse e a optação por soluções rápidas e eficazes em relação ao governo, órgãos institucionais ou entidades públicas. O pensamento crítico, atrelado com a leitura na recepção de informações, contribui para a conscientização e decisão na hora do voto. Posicionar-se sobre quais as mudanças são viáveis e necessárias ao bem comum é importante para uma sociedade que almeja por melhores condições de vida. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo. Delimite as ideias e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite as ideias que serão desenvolvidas ao longo do texto. Além disso, apresente mais dados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |