Notícias falsas e suas consequências - Banco de redações


Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 02/06/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As notícias falsas (Vírgula) traduzida tradução da palavra "fake news", são usadas para induzir com uma ideologia enganosa para conseguir o seu objetivo pessoal (Reestruture essa ideia para evitar ambiguidade) ou coletivo, um desses exemplos é pela política, qualquer pessoa anônima pode dar uma informação falsa para conquistar certo grupo (Vírgula) ou mesmo expor suas ideias. (Apresente a tese)

Hoje em dia temos (Evite primeira pessoa) a greve dos caminhoneiros (Vírgula) que é uma crise relacionada à ao alto custo do combustível (Vírgula) que teve consequências no país inteiro, então alguns leitores buscam informação nos sites principais como G1 ou Extra, mas nem todos visualizam no mesmo lugar, (Ponto finla)  temos outro exemplo são as redes socias, onde milhares de usuários podem gerenciar informações falsas ou verdadeiras, porém uma rede social chamada Facebook sempre publica em todas contas para sermos contra fake news entre outras (Reestruture). Nas eleições sabemos (Evite primeira pessoa) que terá essas notícias falsas na internet para beneficiar os candidatos. (Reestruture as ideias apresentadas)

Logo os leitores e o governo têm que reduzir essas ideias enganosas, ainda mais nas eleições que os políticos querem obter essa vantagem na concorrência (Reestruture), então nós como cidadãos devemos intervir nessas notícias por meio da punição (Vírgula) que é o não compartilhamento dessas ideias falsas. ( E a proposta de intervenção? Reformule)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto com as principais ideias que serão abordadas na redação, pois auxiliará na contrução de sentido. Além disso, evite o queísmo (reveja outros pronomes relativos). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200