Em pleno séc. XXI (Vírgula) no Brasil, a sociedade mantém em sua cultura de preconceito e de racismo aos contra os negros de forma “velada”! (Ponto final) Para o povo brasileiro existe o conceito de que o negro é suspeito e é marginal , o que não se pode aceitar mais. Além de todas as dificuldades encontradas pelos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) a maior delas agora é: lutar pela sobrevivência e pelo fim igualdade de direitos. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
No emprego eles não possuem o mesmo salário e nem mesmo a chance de ocupar cargos mais altos dentro de instituições (Reestruture essa ideia). Os empregadores preferem contratar pessoas brancas, mantendo assim a cultura do racismo. As chances de negros concluírem os estudos e possuírem uma formação profissional são baixas (Apresente um dado que comprove essa afirmação) mantendo os mesmos excluídos e sem chance de crescerem profissionalmente. (Abordagem superficial do tema)
Entre outros, lutar por direito de permanecer vivo tem sido atualmente a maior luta dos jovens negros. O conceito formado de que: (Sem dois pontos) "todo negro é suspeito", é "marginal" por nossa (Evite ideia de primeira pessoa no texto) sociedade hoje tem tirado a vida de muitos jovens antes de se tornarem adultos. Nossa sociedade está condenanda aos mesmos sem direito a defesa. Existem vários casos de assassinato de jovens em abordagem policial sem causas comprovadas apenas por serem negros (Reestruture essa ideia). E estimativas (Apresente a fonte) mostram que jovens negros estão sendo assassinados 3 vezes mais do que os jovens brancos. Quando um jovem negro é assassinado as pessoas não se importam por considerarem que as vidas de negros não tem valor (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação).
Logo, vivemos (Evite primeira pessoa) um racismo velado, então será preciso assumir que toda sociedade está fechando os olhos para essa realidade! (Evite esse tipo de construção. Reestruture) Governantes precisam investir em políticas públicas: (Sem dois pontos) que possam gerar mais oportunidades de trabalho em condições de igualdade, de formação profissional; (Vírgula) em leis que penalizem e punam todo tipo de descriminação nos emprego, no abuso de poder das autoridades, por cidadãos de forma severa e eficiente (Como assim? Reestruture). As mídias sociais, (Sem víirgula) e as escolas devem divulgar e apoiar campanhas contra a cultura do racismo existente, fazendo com que nossa sociedade possa fazer parte dessa luta" diga não a cultura do racismo". (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas estão limitadas ao senso comum, desse modo apresente dados de várias áreas do conhecimento para ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, elabore um projeto de texto, pois será um auxílio para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |