Homofobia: ameaça a direitos - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 12/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A homossexualidade está presente na história desde as primeiras civilizações humanas. Na Grécia antiga, por exemplo, ela era vista como normal e até valorizada. Porém, nos dias atuais a prática é reprimida em vários países e até criminalizada. São necessárias ações no sentido de proteção de direitos.

Em alguns países do Oriente Médio, (Sem vírgula) a homossexualidade é vista como crime. No entanto, em nações conservadoras como o Brasil, apesar desse comportamento não receber o mesmo tratamento, os homossexuais sofrem duramente com a violência (Como? Desenvolva essa ideia no texto). Tal país detém um dos maiores índíces de assassinatos contra transexuais e travestis. (Discussão limitada. Desenvolva mais)

Além disso, a discriminação é algo que prejudica a cidadania dessas pessoas. Casais homossexuais, por exemplo, enfrentam preconceito ao adotar por algumas pessoas considerarem ser errado não haver a figura da família tradicional (Desenvolva a ideia de "família tradicional" no texto). Ademais, transexuais e travestis não conseguem emprego no setor formal, estando a maioria na marginalidade, como apontado em diversas pesquisas. (Desenvolva mais)

Portanto, medidas são necessárias para combater esse problema. Uma das soluções é a aprovação da lei que torna crime a homofobia, algo que pode ser votado nas casas legislativas e aprovado pela Presidência da República. Dessa forma, os homossexuais terão seus direitos protegidos e os indicadores de violência e discriminação contra esse grupo diminuirão. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)


 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as dicussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200