Internautas unidos contra a homofobia - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 07/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Liberdade, igualdade e fraternidade" foi o lema da Revolução Francesa no século XVIII. Apesar de tantos anos terem se passado, esse ideal não foi alcançado. Exemplo disso é a homofobia que nutre o ódio e o preconceito contra homossexuais e que começou a ter maior notoriedade graças à internet. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Segundo o site de notícias Isto É, houve crescimento de 88% de denúncias na internet contra homofobia entre os anos de 2009 e 2010. As redes sociais são os principais meios para que tais denúnciais ocorram, já que a liberdade para se expressar e a grande quantidade de usuários propicia os debates e os relatos de pessoas do grupo LGBT que sofreram algum tipo de preconceito. (Desenvolvimento limitado)

Por consequência da crescente atenção que os internautas dão ao combate à homofobia, outros meios de comunicação e as escolas estão introduzindo cada vez mais o assunto. Para ganhar esse público internauta, as emissoras de televisão começaram a incrementar personagens gays com maior frequência em suas (Evite ambiguidade) novelas, assim como os jornais passaram a dar maior importância aos casos de violência contra homossexuais. Além disso, instituições de ensino abriram grande espaço para esse tema por ter se tornado atual devido ao forte valor dado pelos meios de comunicação, essencialmente, a internet. (Evite esse tipo de desenvolvimento. Apresente o argumento e desenvolva)

Logo, mesmo em pleno ano de 2018 (Evite esse tipo de construção) o problema da discriminação sexual ainda é persistente. A sociedade deve aproveitar a tecnologia como uma preciosa ferramenta de mudança de pensamentos através da criação de grupos virtuais, sites e blogs para debate, como também de acolhimento para quem sofre esse terrível tipo de preconceito. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200