Respeito - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 05/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O debate sobre a homofobia é contemporâneo, já sua antropologia é secular. Todos falam em escolhas ou opção sexual, mas esquecem de que ninguém escolhe ser gay, homem ou mulher, se nasce assim. E por que tanta complicação com esse tema? Por que simplesmente não aceitar a pessoa como ela é? Que crime comete uma pessoa por amar outra do mesmo sexo? Amar é um crime? Quem disse? Se um casal heterossexual pode ser feliz para sempre! Por que um casal de homossexual não? Viram? São muitas perguntas, mas quem tem as respostas? (Evite esse tipo de construção. Reformule o parágrafo de introdução)

As estáticas  estatísticas são trágicas, o Brasil é o país que mais mata homossexual no mundo. Não é possível que a sociedade brasileira aceite essa realidade cruel como se normal fosse (Evite esse tipo de construção). Porque não é! A homofobia não passa do mais puro preconceito, e deve ser combatido diariamente por todos. O melhor lugar para aprender e debater sobre esse assunto é na escola. É muito importante que as crianças aprendam a respeitarem as diferenças humanas. Assim saberão que o respeito é a melhor forma de amar o outro. (Delimite o argumento e desenvolva)

Se aceitar como se é, (Sem vírgula) não é crime, pecado, aberração, doença ou loucura! É um ato de coragem. Uma família é composta de duas pessoas que se amam, se respeitam, se admiram e querem compartilhar a vida juntos. Crime é ser homofóbico, preconceituoso, racista e assassino. (Evite este ipo de construção clichê. Reformule as ideias apresentadas)

A homofobia é um crime, e como todo crime deve ser punido e combatido. O respeito é o único caminho seguro que pode transformar essa realidade contemporânea e trazer paz aos gêneros. O aspecto extremamente dinâmico do mundo atual manifesta-se em todos os setores da vida. A prática do respeito com o ser, (Sem vírgula) deve ser a mudança significativa da humanidade. Respeitar e ser respeitado é o que todo mundo carece. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, uma vez que estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200