Homofobia dá Medo e Pena - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 03/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A tolerância é algo muito discutido na atualidade. Conviver com as diferenças é árduo para muitos. A intolerância religiosa e racial são exemplos comuns deste tipo de preconceito. Em relação à orientação sexual (Vírgula) o termo homofobia começou a ser usado nos anos 70 nos Estados Unidos e pode ser definido como um medo irracional ao homossexual. O que dá medo é pensar que as características alheias podem incomodar tanto a outrem. (Reestruture e desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, e publicado pela revista Superinteressante, aponta que quase 20 por cento dos jovens de escolas públicas brasileiras não querem ter um colega de classe gay. Afirmação que é fruto de total preconceito (Vírgula) uma vez que não é apresentada nenhuma outra razão para esta repulsa. Quem precisa de tratamento é o homofóbico. (Desenvolvimento limitado)

Por falar em tratamento liminar recente de um juiz permitiu o que é popularmente conhecido como “cura gay” (Como assim? Ficou confuso. Reestruture). Prática proibida pelo Conselho Federal de Psicologia que apenas agrava o quadro de intolerância quanto à orientação sexual. Não há cura para o que não é doença. “Mas louco é quem me diz e não é feliz” Ney Matogrosso deixa claro na música “Balada do Louco” que o importante é ser feliz como se gosta, como se é, independente do que os outros pensem (Reestruture).

Destarte (Vírgula) precisamos (Evite primeira pessoa), portanto, de um tratamento para nossa sociedade. As crianças não nascem preconceituosas. Esse assunto precisa ser abordado em sala de aula permitindo a formação de adultos mais tolerantes. A mídia precisa divulgar através de campanhas publicitárias que o respeito às diferenças é essencial ao convívio. O Estado precisa punir com veemência os que praticam atos homofóbicos, mostrando que isto dá, além de medo, pena. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


Desenvolva as discussões apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200