Preconceito troque por Respeito - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 03/01/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A homofobia é a repulsa ou aversão aos homossexuais. O preconceito em muitas sociedades impede que gays possam exercer livremente a sua cidadania ou viver em segurança. Alvo de discriminação, são constantemente ameaçados com insultos ou agressões físicas que muitas vezes levam à morte. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

O pior acontece quando o preconceito se torna uma política de Estado. Em pleno século XXI, a prática homossexual é considerada crime em mais de 70 países. Em oito deles, a punição para quem se relaciona com alguém do mesmo sexo é a morte: Mauritânia, Nigéria, Sudão, Lêmen, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Paquistão e Afeganistão. Qual crime comente um cidadão gay nesses países para pagar com a vida? Nascer. (Reestruture e desenvolva mais)

No Brasil, o casamento gay foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011. Com isso, as pessoas do mesmo sexo podem desfrutar dos mesmos direitos e garantias que eram exclusivos dos casais heterossexuais, como a comunhão de bens, pensões e aposentadorias e a possibilidade de compartilhar uma adoção. E mesmo assim é o país que mais mata gay no mundo. É preciso que a sociedade brasileira se mobilize em pró desta causa. (Discussão limitada)

Por falta de valorização profissional, muitos homossexuais acabam caindo na prostituição. É preciso uma política de cotas de empregos nas empresas públicas e privadas, para que assim aqueles que não têm muita instrução, possam ganhar seu pão com dignidade. O governo deve fazer uma lei mais severa para punir o agressor preconceituoso e assim instaurar o respeito. E o debate é fundamental para que se possa compreender e ser compreendido. Todo o mundo é composto de mudanças, tomando sempre novos caminhos. O princípio que tem norteado a vida continua o mesmo. O respeito. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200