PROTEÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO - Banco de redações


Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 17/12/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil é defendido pela Constituição Federal a livre iniciativa ao trabalho, dando assim maior liberdade aos indivíduos da sociedade para desenvolver o empreendorismo. Embora isso, ocorre no meio social a negligência nesta seara privada, no tangente a prover aos deficientes auditivos a oportunidade em conseguir emprego ou constituir uma carreira neste mercado. (Observe e resstruture o parágrafo de acordo com o que é proposto pelo tema)

Em vista disso, pode-se vislumbrar que, (Sem vírgula) o Estado exerce a função de intervencionista para protegê-los, (Sem vírgula) com a disponibilização de cotas em Universidades Públicas e Particulares, bem como em concurso públicos, com intuito de não tratá-los como escória da sociedade. Todavia, apesar da legislação já estipular uma proteção para eles no mercado privado, vê-se que ainda existe na sociedade a inercia do Estado em fiscalizar se esta lei vem sendo cumprida, visto que a taxa de pessoas no campo privado de trabalho é estarrecedora: em uma empresa, por exemplo, somente 2% das vagas são integradas por surdos. Estes dados foram divulgados pelo Governo Federal, baseando-se na lei de cotas.

Isso denota o quanto a sociedade é desigual e preconceituosa. Mas a consequência que mais abala estas pessoas é o desemprego, tendo em vista que são tratados de forma vexatória e aviltante, o que lhes fazem perder a vontade e esperança em buscar por seus direitos. Esse fato, (Sem vírgula) faz com que o princípio da igualdade proposto pela, (Sem vírgula) Organização das Nações Unidas – ONU, serem desrespeitados seja desrespeitado, o que ocasiona a fuga dos ditames de um Estado de Direito. Somado a isso, têm-se também a desigualdade na folha salarial destes, pois em 95% dos casos, eles recebem bem abaixo do que é de direito, o que vai contra o art. 7 da Constituição, no qual estabelece que é proibido haver distinção salarial em razão de deficiência (Evite esse tipo de construção).

Dessa forma, é notório que no seio social o esforço do Estado para propiciar aos surdos condições de trabalho não está funcionando. Por isso, a comunidade por meio de ONG”s ONGs (Vírgula) devem instruir palestras (Vírgula) a fim de ensiná-los quais são seus direitos e como exercê-los. Outrossim, a mídia fornecerá subsídios por seus telejornais mostrando as dificuldades que eles enfrentam. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto de acordo com o que propõe o tema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     340


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200