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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 06/12/2017

Status:

Corrigida
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A educação no Brasil, (Sem vírgula) é direito de todos os cidadãos, isto é externado na Constituição de 1988, em seu art. 6°, no qual o Estado adota a função de intervencionista para garanti-la. Embora isso, os surdos veem vêm sofrendo com a inercia do Estado, uma vez que falta-lhes estrutura material, bem como de profissionais capacitados em prover a sua formação subjetiva.

Primeiramente, falando-se em sistema educacional, a sua importância para a vida das pessoas é de grande relevância. Estando atento a este fato, Paul Fauconnet, aduz, (Sem vírgula) que os ensinamentos dos mais velhos e as escolas são essenciais na formação do subjetivo do jovem. Assim, as pessoas acometidas com deficiências auditivas devem usufruir desse modelo, para que isso ocorra, o Ministério da Educação (MEC)(Sem vírgula) deve tornar como obrigatório em cada rede educacional a contratação de um contingente de 10 profissionais de libras, capazes de propor a metodologia que eles necessitam, visto que, (Sem vírgula) muitos estão deixando as escolas por não compreenderem o que lhe é ensinado (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture essa ideia).

Em outro ponto, vê-se a imensa precariedade (Cite os tipos de precariedade) das salas de aula que os surdos frequentam. Em relação a isto, acredita-se que eles devem ser alocados em sala próprias,  (Reestruture essa ideia, pois ela perde o sentido de "inclusão") onde se sentiram mais à vontade. Netas salas devem conter materiais capacitados e eficazes, (Sem vírgula) para ajudá-los a incrementar artifícios na aprendizagem da libra Libras. Como por exemplo, a utilização de computadores com programas especializados em ensinar atividades que eles necessitam. Além disso, esse fomentação de salas e equipamentos para estes, podem também partir da própria comunidade, com a criação de ONGs, pois a participação das pessoas irá irão ajudá-las a se integrar na sociedade.

Destarte, e notório o quanto os deficientes auditivos são tratados como escoria da sociedade. Para que esse cenário mude é necessário a proposição de políticas públicas. Mormente, o Poder legislativo deve consolidar na sua função legiferante, a criação de vagas extras nas faculdades públicas ou particulares, regulamentação de profissionais de libras, isso fará o número de profissionais aumentarem. Ademais, o Ministério da Educação incentivará medidas, como a destinação de verbas às redes educacionais para a compra de computadores, além de colocar como obrigatório nas escolas disposição de salas especializados para os deficientes auditivos. Isso fará como com que os jovens desenvolvam as suas personalidades.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas e elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200