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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 03/12/2017

Status:

Corrigida
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Não podemos (Evite primeira pessoa) negar que houve avanços. Nos últimos anos, as matrículas dos estudantes com deficiências praticamente dobraram. Porém, construir uma educação inclusiva vai muito além da mera criação de vagas. A meta parte do princípio de que a formação escolar é direito de todos e todos devem se desenvolver e aprender juntos. No entanto, o sistema educacional brasileiro está longe de ser inclusivo.

Um exemplo disso é o que ocorre com os estudantes surdos: embora muitos tenham passado a frequentar a escola regular, é comum que os professores e a maioria dos estudantes não dominem a Libras, ( Língua Brasileira de Sinais), o que coloca em risco a aprendizagem e a socialização do aluno com surdez parcial ou total (Por quê? Desenvolva essa ideia). Não falar a língua do outro é uma forma de lavar levar ambas as partes a rejeição. Acontece uma espécie de inclusão excludente: o aluno surdo frequenta o mesmo espaço, mas não é devidamente atendido (Como assim? Desenvolva mais essa ideia).

Para que a educação seja inclusiva de fato, é preciso adaptar a infraestrutura das escolas, que precisa contar com salas e recursos multifuncionais e ser planejada com acessibilidade dirigida e tecnológica. Além disso, é necessário capacitar os docentes para aprimorar as práticas pedagógicas, de forma que a sala de aula seja um ambiente de oportunidades reais para todos.

A principal mudança está na atitude da comunidade educativa e na sociedade. Teremos (Evite primeira pessoa) escolas inclusivas quando todos os que fazem parte dela (Vírgula) professores, estudantes e famílias acreditarem que é no convívio com os diferentes que aprendemos mais e nos tornamos pessoas melhores. É na sala de aula que se aprende a pensar que o mundo é composto de mudanças tomando sempre novas qualidades. Aprender a Libras é uma maneira eficaz de acabarmos com o preconceito da surdez do mundo.
 

 

Comentários do corretor


Desenvolva as ideias apresentadas. Elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200