Educação dos surdos no Brasil - Banco de redações


Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Enviada em: 02/12/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que a formação educacional de surdos no Brasil é um desafio, visto que tanto sociedade quanto governantes encontram-se despreparados para incluir a população com deficiência auditiva na sociedade, além de que desde a época imperial pouco tem-se avançado para garantir o acesso à educação dessa parcela da sociedade.

Temos  Tem-se mais de 9 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, constata-se que a sociedade não se encontra preparada para incluir, socialmente, essa parcela da população, isso porque a maior parte da população não consegue nem se comunicar com um surdo, seja por desconhecer a linguagem de sinais ou por preconceito mesmo. É necessário que a sociedade conheça a língua dos sinais e não tenha preconceito diante de uma pessoa com necessidades auditivas (De que maneira isso é possível?).

Constata-se que desde a época de Dom Pedro – quando começou a educação para os surdos – até hoje (Vírgula) pouco se tem avançado na garantia do direito de educação da pessoa com deficiência auditiva, isso porque algumas das ações efetivas são novas, temos  tem-se como exemplo a lei que garante os direitos da pessoa com deficiência – Lei 13.146 – lei está que tem apenas dois anos, outra lei relativamente nova é a que reconhece a linguagem de sinais como meio de comunicação que tem somente 15 anos. Precisa-se que seja feita mais ações para garantir os direitos das pessoas com deficiência em geral, é necessário além das leis, como programas voltados para garantir o que dizem as leis.

De fato a formação educacional de surdos no Brasil ainda é um desafio que para ser resolvido necessita do envolvimento tanto da sociedade quanto dos governantes. Pois não são apenas as pessoas com deficiência auditiva que precisam de uma educação diferenciada, a população sem deficiência precisa fazer parte dessa educação e participar efetivamente. Pois, (Sem vírgula) não adianta ensinar a linguagem de sinais apenas para os surdos, os não surdos precisam conhecer essa linguagem também para que ambos possam se comunicar. Os governantes devem propor programas que envolvam toda a sociedade, a fim de possibilitar a inclusão da pessoa surda na sociedade. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


O texto apresenta argumentos pertinentes, no entanto algumas ideias precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200