- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 27/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a chegada dos portugueses ao território brasileiro, no século XV, a flora e, consequentemente, a fauna brasileira já foram afetadas, uma vez que praticaram o desmatamento para obter lucro, período conhecido como o ciclo do Pau Brasil, iniciado logo nos primeiros anos e marcado pela exploração desta árvore com uso da mão de obra indígena, que levava-a, depois de cortada, às feitorias, para lá ser armazenada e depois embarcada nas caravelas, com intuito de ser utilizada na comercialização. Hoje, os impactos ambientais, que vão além do desmatamento, fazem-se presentes em maior intensidade no país. Entretanto, a natureza é essencial à vida e se não protegida só traz prejuízos ao homem. Desse modo, evidencia-se a necessidade de preservá-la.

Em primeira instância, o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência humana. Como por exemplo, os rios, nos quais existem algas microscópicas, os fitoplânctons, que participam do ciclo do carbono, gás lançado pela queima de combustíveis fósseis, decomposição da matéria orgânica e inclusive pela respiração, retirando-o por meio da fotossíntese e usando-o em seus processos de obtenção de energia. Este gás, em acúmulo na atmosfera (Vírgula) pode provocar o efeito estufa responsável por aumentar a temperatura média do planeta. Dessa forma, ao poluírem-se os recursos hídricos afetará-se esse processo natural e certamente dificultará-se a vivência cotidiana. (Bom argumento, mas pouco desenvolvido. Organize e desenvolva)

Ademais, se descuidado pode prejudicar o indivíduo no aspecto econômico e na saúde. No primeiro, devido à emissão de óxidos ácidos, como o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que ao reagirem com o vapor d’água presente nas nuvens produzem substâncias corrosivas, mediante a reação química de neutralização, as quais ao precipitarem na forma da chamada chuva ácida podem danificar totalmente as plantações e o solo, sendo que no Brasil a agricultura é uma fonte de renda significativa. Já no segundo, corolária da poluição do ar tem-se a destruição da camada de ozônio que danificada não impedirá, da maneira como deveria, a entrada de radiação ultravioleta na Terra, destarte, a população pode desenvolver o câncer de pele, uma doença séria que se agravada pode levar à morte.

Fica evidente, por conseguinte, a imprescindibilidade da preservação dos recursos naturais no país. Para propagar esta prática, o governo deve disponibilizar verbasa o ensino e contratar profissionais qualificados a ministrarem palestras nas escolas, com o propósito de que desde já os alunos sejam influenciados a fomentar atitudes que lutem a favor do meio ambiente. Após junto a eles, aproveitando seus conhecimentos nas disciplinas de biologia e química, realizar campanhas nas ruas colando cartazes e esclarecendo dúvidas do povo. Afinal, como afirma Sir Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Outrossim, as mídias como difusoras de conhecimento e meio de comunicação social precisam divulgar, por intermédio de propagandas na televisão e internet, ações que são sustentáveis, dando enfoque no quão simples elas são (Vírgula) mas o enorme resultado que surtem quando realizadas por todos (Como assim? Reestruture essa ideia, pois a ideia adversativa se apresenta de modo confuso). Assim, conseguirá-se que, diferentemente do ocorrido no início da colonização, atente-se agora, (Sem vírgula) a conservação do meio ambiente e usufrua-se dele sem prejudicá-lo.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimas discussões, mas algumas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200